More

    Jogos Mortais: Ranking de Filmes de acordo com a crítica

    Jogos Mortais é uma das franquias de terror que mais teve lucro e muitos longas que foram sendo lançados por vários anos.

    Os filmes sempre foram controversos e as notas nunca foram boas, com exceção de Jogos Mortas X que caiu nas graças dos especialistas com uma trama mais intimista.

    Confira aqui o ranking, de acordo com as notas do conceituado site Rotten Tomatoes, que dá porcentagens como nota, sendo positivas a partir de 60% ou o famoso “Fresh Tomato”, selo de tomate fresco, ou de filme bom.

    10° lugar – Jogos Mortais: O Final – 9%

    jogos mortais7

    Abrindo a lista, temos Jogos Mortais: O Final, sétimo filme da franquia, o que é uma controvérsia, pois tivemos ainda mais três longas.

    Na trama, Bobby (Sean Patrick Flanery) diz ter sobrevivido ao jogo de Jigsaw, o que é uma mentira para ganhar dinheiro.

    Entretanto, nosso protagonista é desafiado e agora deve tentar salvar a vida de seus amigos e colegas de trabalho das armadilhas mortais.

    Jogos Mortais: O Final é pouco inventivo e tem um roteiro para lá de xexelento, além de atuações ruins e uma direção que usa a bengala do 3D para fazer tripas, sangue e armas voarem pela tela nos espectadores. O ponto mais positivo é a morte de nazistas no primeiro ato, com o eterno vocalista do Linkin Park, Chester Bennignton, como uma das vítimas.

    9° lugar – Jogos Mortais 5 – 13%

    jogos mortais5

    Em nono lugar, com apenas 13% de aprovação, temos Jogos Mortais 5, que tem um dos novos pupilos de Jigsaw atuando para aniquilar suas vítimas e esconder os rastros de Kramer.

    Aqui vemos um grupo de pessoas consideradas egoístas tendo que sobreviver a um jogo coletivo. Enquanto isso, o detetive Straum (Scott Paterson) faz um embate com Hoffman (Costas Mandylor) para conseguir provar que seu adversário está envolvido.

    Com uma trama ruim e péssimas atuações, o quinto longa da franquia sofre com um roteiro cheio de furos e reviravoltas mirabolantes que nos deixam mais irritados do que surpresos.

    8° lugar – Jogos Mortais 4 – 18%

    jogos mortais4

    O quarto longa amarga a oitava posição com apenas 18% de aprovação no Rotten.

    Rigg (Lyriq Bent) é o protagonista da vez e tem que jogar para encontrar dois colegas policiais desaparecidos. Enquanto isso, dois detetives do FBI estão no encalço dele, acreditando que o nosso herói tem algum envolvimento com Jigsaw.

    Fora a grande reviravolta final, Jogos Mortais 4 é um desastre de atuação, direção e roteiro. Aqui já vemos um desgaste na fórmula e isso foi um ponto de virada para a derrocada da franquia.

    7° lugar – Jogos Mortais 3 – 30%

    jogos mortais3

    O primeiro longa que faz a franquia começar a baixar de nível é Jogos Mortais 3, que fica mais preocupado em mostrar violência e uma trama rocambolesca do que, de fato, trabalhar seus personagens e ideias.

    Jigsaw está morrendo e precisa de tratamento urgente para seu câncer. Ele acaba sequestrando a doutora Lynn (Bahar Soomekh) e lhe dá a ingrata missão de salvá-lo. Caso ela não consiga, sua cabeça será explodida com um dispositivo.

    Com um texto fraco e cheio de plot twists forçados, Jogos Mortais 3 é lembrado com carinho pelos fãs por conta de seu gore.

    6° lugar – Jogos Mortais: Jigsaw – 32%

    jogos mortais8

    Para mim, um dos mais fracos, talvez o pior, mas, para a crítica especializada, ele fica em 6° lugar, com 32% de aprovação no Rotten.

    Os jogos começaram novamente e estão intrigando a polícia, uma vez que Jigsaw está morto. Contudo, essa dúvida paira no ar e agora um grupo de detetives deve solucionar esse mistério antes que seja tarde demais.

    O longa de 2017 tinha o intuito de “fechar” a franquia e dar um final mais honroso ao Jigsaw, deixando pontas soltas para quem quisesse trazer os filmes de volta. Contudo, foi apenas uma conclusão pífia e furada, com mais do mesmo e com pouca inspiração.

    5° lugar – Jogos Mortais 2 – 37%

    jogos mortais2

    A sequência do longa de 2004 veio no ano seguinte, visto que a produtora quis surfar na onda do sucesso.

    Em Jogos Mortais 2, o detetive Eric Matthews (Donnie Wahlberg) acompanha um jogo sádico realizado com seu filho, que agora deve tentar sobreviver ao desafio de John Kramer.

    O segundo longa da franquia traz o modelo de puzzle em grupo, o que não havia sido explorado ainda, com mais personagens no tabuleiro e uma trama com duas linhas de tempo. Mesmo que seja diferente, Jogos Mortais 2 já não tem o mesmo brilho de seu antecessor, o que é demonstrado na nota do Rotten.

    4° lugar – Espiral: O Legado de Jogos Mortais – 37%

    jogos mortais9

    Um dos mais polêmicos e surpreendentes filmes do conjunto, Espiral veio com muita curiosidade, mas se confirmou como uma grande decepção com um mais do mesmo.

    Zeke Banks (Chris Rock) é um detetive que é desafiado por um imitador de Jigsaw que vai criar uma trilha de mortes em busca de “limpar” a delegacia corrupta. Agora, nosso protagonista corre contra o tempo para tentar salvar seus colegas de profissão e deter o malfeitor.

    Com uma péssima atuação de Chris Rock e personagens pouco cativantes, Espiral não consegue nem ser mais violento, com armadilhas nada inventivas, sendo apenas mais um longa que se perde.

    3° lugar – Jogos Mortais 6 – 39%

    jogos mortais6

    Jogos Mortais 6 ganha a medalha de bronze com apenas 39%, não chegando nem perto do selo Fresh Tomato, que tem 60%.

    O agente especial Strahm está morto, e o detetive Hoffman é o único que conhece o verdadeiro segredo de Jigsaw, seguindo seu legado. Porém, quando o FBI se aproxima de Hoffman, ele é forçado a colocar o jogo em ação, criando mais um rastro de vítimas no processo.

    No novo longa, temos um conceito complexo para ser trabalhado, uma vez que um agente de seguros deve escolher quem vive ou quem morre, com um bom plot final. O problema é que o protagonista passa por uma provação pesada, mas que, para ele, tem pouco peso emocional, com um final drástico demais e que não recompensa a jornada do espectador.

    2° lugar – Jogos Mortais – 50%

    jogos mortais1

    A obra que trouxe um tal de James Wan para os holofotes, Jogos Mortais, foi o primeiro filme da famosa franquia e que trouxe um desafio sádico para pessoas que tem que provar merecer uma segunda chance.

    Na trama, um médico e um fotógrafo são aprisionados e agora devem jogar com Jigsaw, um torturador cruel que coloca os mais sórdidos segredos de suas vítimas à prova para que eles lutem por suas vidas em busca de redenção.

    O primeiro filme traz personagens intrigantes, uma trama um pouco mais redonda, mesmo que tenha suas forçadas para que tudo se ajuste, fora a apresentação de um dos grandes ícones atuais do terror que é Jigsaw. O longa deveria ter um carinho maior da crítica especializada, mas a violência e sadismo afugentaram melhores críticas.

    1° lugar – Jogos Mortais X – 82%

    Por fim, temos o mais recente Jogos Mortais X, que é o primeiro de toda a franquia a conseguir ser aprovado pela crítica e público.

    John Kramer está buscando um tratamento alternativo para sua doença, o que o nosso vilão chegar em Cecilia (Synnove Macody Lund) uma médica que tem uma “cura milagrosa”.

    Após ver que se trata de um golpe, o Jigsaw vai punir os bandidos da forma mais sórdida e cruel possível, fazendo-os se arrepender de ter enganado tanta gente.

    O décimo longa da franquia consegue trabalhar o que temos de melhor nela: John Kramer, que foi sempre mostrado em segundo plano nos filmes.

    Aqui temos uma história mais intimista e com um nível altíssimo de brutalidade, o que alegrou os fãs e também satisfez os cinéfilos que já não aguentavam mais as tramas rasas de Jogos Mortais.

    Leia a crítica de Jogos Mortais X clicando aqui.

    spot_img

    Artigos relacionados