More

    Especial O Exorcista: O que é uma possessão?

    Neste segundo momento do nosso especial de O Exorcista abordaremos  um dos aspectos centrais da história que se tornou um marco do universo do terror tanto na literatura quanto no cinema e TV.

    Diversas religiões têm sua perspectiva a respeito do significado de uma possessão, seus sintomas e o que é necessário para se libertar a pessoa da entidade possessora. Sendo as religiões de base cristã as que mais abordam a possessão nos livros do Novo Testamento que relatam a passagem de Jesus Cristo entre os humanos.

    Uma das civilizações mais antigas a relatarem sobre possessões foram os sumérios cuja a crença era que todas as doenças tinham como origem as atitudes de um demônio chamado de gidim ou gid-dim. Assim era necessário a intervenção de um ashipu, um feiticeiro, que seria responsável pelo ritual de exorcismo sendo encontradas em diversas tábuas cuneiformes orações pedindo proteção .

    Nas culturas xamânicas a interpretação era semelhante a respeito das figuras possessoras que eram espíritos que nutriam algum tipo de ressentimento com a vítima, sendo raras oportunidades associados a demônios. Sendo seus ritos de exorcismos oferendas respeitosas buscando acalmar o espiríto ou um sacrifício.

    Para a ciência não é realizada uma conexão com os aspectos religiosos, mas com sociológicos e patológicos podendo associar-se o que se justificava como uma possessão era de fato a doenças psíquicas e diversos teóricos das áreas da psiquiatria como Paulo Dalgalarrondo e Sigmund Freud da psicanálise realizaram estudos e trabalhos a respeito.

    Diversas doenças como esquizofrenia, epilepsia, psicose e transtornos dissociativos de personalidade foram interpretados através do viés religioso Sendo pelo seu  recorte social da época condenando qualquer comportamento incomum como algo do âmbito do sagrado ou pela  falta de conhecimento que eram doenças de fato.

    Dada complexidade e delicadeza do tema não iremos nos aprofundar tão amplamente sobre a relação religião x ciência que permeia sobre o assunto. Mas neste artigo vamos abordar a possessão e sua conexão com a cultura pop através do cinema e, afinal em que você acredita?

    Eita! Você foi possuído o que fazer?  

    o exorcista

    Em livros religiosos existem algumas descrições de comportamentos que são interpretados de acordo com seus dogmas como uma possessão que, em aspectos científicos são sintomas de doenças psicológicas ou psiquiátricas de acordo com o DSM.

    Na ficção o cinema já utilizou estas descrições para um viés narrativo sendo o terror sobrenatural  que aborda este tema de forma tão abrangente e estabelecido alguns padrões que constroem a sequência de fatos que irá indicar a possessão sendo eles:

    • Agir agressivamente sem uma razão aparente atacando pessoas ou animais.
    • Sentir aversão por objetos religiosos ou não conseguir adentrar em locais de prática religiosa.
    • Perdas de memória.
    • Marcas incomuns de ferimentos no corpo.
    • Movimentos incomuns de membros do corpo.
    • Mudanças nos olhos e na íris, tanto na cor quanto na forma.
    • Telecinésia a capacidade de mover objetos a distância.
    • Mudança de temperatura corporal.
    • Comportamentos incomuns de animais ao estar próximo da pessoa.
    • Ataques emocionais como ofensas e xingamentos
    • Objetos eletrônicos apresentando problemas como estática.
    • Ataques sexuais e repentinos a pessoas próximas.
    • Mudanças no timbre da voz
    • Falar línguas que não se tem conhecimento

    O ritual de exorcismo

    Halloween - A Médium

    O ritual de exorcismo é o ato de expulsar o espirito maligno da pessoa que esta sendo atormentada por uma presença possessora, ocorrendo apenas quando eliminadas todas as possibilidades de ser qualquer razão de origem humana.

    A exemplo é possível citar o filme O Exorcista que durante sua narrativa é mostrado que Regan foi avaliada por diversos médicos de especialidades diversas não encontrando qualquer razão biológica que justificasse seu comportamento não tendo opção a não ser expandir para outras possibilidades.

    A pessoa responsável pelo rito do exorcismo varia de acordo com a religião mas sempre é um sarcedote dedicado ao exorcismo seja um padre para a religião cristã, um xamã ou um feiticeiro.

    O exorcismo é uma jornada árdua tanto para o possuído quanto para o exorcista cuja fé é questionada em todo o processo, pois a força de suas palavras é o que afasta o espirito maligno da pessoa em sofrimento.

    Além de O Exorcista quais filmes abordam o tema?

    O Exorcista não foi o primeiro filme a tratar sobre possessão, mas foi o primeiro a tornar o assunto tão assustador que raramente alguém que teve a experiência de assisti-lo não consiga descrever. Sendo o precursor de um infinidade de outros filmes sejam inspirados em casos reais ou não e deixando uma breve lista de filmes que permitem conhecer mais ainda o tema.

    Atividade Paranormal

    O found footage mais rentável da história do cinema conta a história de Kate e Micah que notam documentos incomuns na casa e o marido decide colocar câmeras na casa para descobrir o que esta acontecendo descobrindo que algo esta a atrás de Kate.

    Stigmata

    Halloween

    Frankie é uma mulher que não tem nenhuma crença religiosa e subitamente passa a ter experiências sensoriais violentas deixando marcas semelhantes as de Jesus Cristo durante a crucificação sendo convocado o padre Andrew Kiernam investigar o fenômeno e enfrentar forças além de sua compreensão.

    O Exorcismo de Emily Rose

    Emily Rose tem alucinações e surtos frequentes e por ser católica aceita submeter-se a um exorcismo que não é bem sucedido e o padre Richard Moore é acusado de homicídio sendo a advogada Erin Brunner responsável pela sua defesa e comprovar em tribunal que Emily tinha uma condição que não explica-se apenas com a ciência.

    O Último Exorcismo

    o exorcista

    O reverendo Cotton Marcus  enganou por anos seus fieis e decidiu em um documentário contar  verdade sobre seus erros, mas a visitar  Nell filha da família Sweetzer que todos acreditam estar possuída as coisas saem completamente fora do controle.

    Leia também:

    CRÍTICA – O Exorcista: O Devoto tenta algo novo na franquia

    Halloween: 31 Filmes de terror para assistir no mês das bruxas

    O Exorcista: Um livro que causa calafrios ao seu coração através das palavras

    spot_img

    Artigos relacionados