Shinobi: Art of Vengeance marca o retorno da franquia Shinobi aos videogames após quase 14 anos sem um título inédito. O novo jogo de ação e plataforma 2D foi desenvolvido pela Lizardcube e pela Sega, e lançado no dia 29 de agosto para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
O estúdio Lizardcube foi o responsável pelo bem-sucedido Streets of Rage 4 (2020), outra série da Sega que também passou longos anos sem um game inédito, mas que voltou com força e agradando tanto fãs de longa data, quanto novas audiências. Ou seja, já tinham uma boa experiência de como fazer um revival marcante e adequado aos tempos atuais.
A franquia ninja já passou por diferentes tipos de gameplay em 2D e 3D, bem como teve protagonistas distintos ao longo de sua história, iniciada em 1987 com o jogo Shinobi lançado originalmente para arcade.
Agora em Shinobi: Art of Vengeance, a experiência ninja está realmente intensa e baseada na experiência plataforma 2D que deu origem à franquia, mas com diversos ajustes técnicos e de gameplay que o tornam super atraente para os tempos e plataformas atuais.
Eu joguei Shinobi: Art of Vengeance no PC para escrever essa análise e só tenho elogios para fazer. Chega a ser curioso que mesmo tendo enfrentado dois bugs muito curiosos, nem mesmo isso me faz ter qualquer ressalva contra esse excelente revival da francesa Lizardcube e da japonesa Sega.
Então vamos direto falar dos bugzinhos super pontuais e que, provavelmente, você não vai se deparar. Digo isso porque a maneira como cada um foi gatilhado é realmente curiosa, e ambas situações fizeram o jogo congelar e precisei reiniciá-lo.
O primeiro bug que me deparei foi quando venci uma das Forças de Elite (ondas de adversários mais difíceis e com combate limitado a uma pequena parte do mapa). Derrotei o último inimigo que havia atirado algo que somente me acertou quando a animação de vitória já havia iniciado. É bem raro isso acontecer com tamanha sincronia…
O outro problema que passei talvez seja um pouco mais fácil de acontecer, mas ainda assim considero improvável. Entrei numa nova área de uma fase e andei rápido demais em direção a um buraco enquanto a animação de fade in acontecia.
Como Shinobi: Art of Vengeance não é muito punitivo e possui uma boa quantidade de totens checkpoint espalhados pelas fases, acaba que essas situações não prejudicam quase nada.
História e experiência nas fases plataforma 2D
O enredo do revival (e não remake) de Shinobi é simples e direto ao ponto: o protagonista, Joe Musashi, retorna ao seu vilarejo e se depara com tudo destruído e seu clã transformado em pedra. O mal é conhecido e, a partir daí, a jornada de Musashi é por vingança.
Ao longo da aventura há uma tensão interessante envolvendo a família do protagonista e o acréscimo de aliados improváveis que, na verdade, não ajudam diretamente na gameplay, mas estão inseridos no contexto das sangrentas batalhas.
Cada fase é acessada pelo mapa-múndi. Inicialmente somente a primeira está liberada, mas conforme avançamos o ritmo de desbloqueio se alterna entre liberar uma ou três. É possível escolher livremente qual jogar quando há mais de uma liberada.
As fases em cada área do mapa são diferentes. Mesmo as poucas que se assemelham por conta do ambiente são, na verdade, bem distintas na maneira de explorar.
Um grande trunfo de Shinobi: Art of Vengeance é variar a experiência plataforma 2D: em alguns casos será uma progressão mais clássica e linear, em outras haverá uma boa dose de desafios com plataformas de precisão, enquanto em outros momentos será necessário resolver quebra-cabeças simples para acionar algo importante.

Há ainda espaço para algumas situações em que a rolagem da plataforma é automática da esquerda para direita, ou de baixo para cima, em que você não pode deixar “a tela” encostar em você. Caso contrário, deverá voltar desde o início.
Inclusive essa experiência de morrer e voltar do início é a base para a maioria dos desafios de Fenda do Ankou. Essa área presente na maioria das fases é opcional para concluir a história principal, mas sem dúvida vale demais experimentar especialmente se você gosta de bons desafios em plataformas de precisão.
Alguns contextos da rolagem automática da esquerda para a direita me lembraram bastante a experiência em Battletoads. Certas fases com ambientes industriais e plataformas flutuantes também remetem muito aos jogos do Sonic.
Shinobi: Art of Vengeance entrega gameplay clássica com toques modernos
Embora Shinobi: Art of Vengeance não seja oficialmente um metroidvania, a gameplay bate na trave desse gênero. Isso porque há diversas habilidades para serem desbloqueadas ao abrir baús e encontrando as Relíquias dos Osboro, que servem como moedas para desbloquear novas habilidades que podem ser compradas nas lojas espalhadas em cada fase.
Os Segredos (baús especiais) também complementam o que está disponível nas fases para quem quer uma experiência complecionista. Esses baús também fornecem habilidades passivas ou especiais que são essenciais para a progressão de Joe Musashi.
Além de ampliar as habilidades do protagonista, o jogo ainda possibilita equipar um item para promover melhoria ativa (como reduzir o tempo de carregamento de uma habilidade especial) e um item para melhoria passiva (como causar mais dano ao atingir determinado número de golpes em sequência, sem ser atingido por inimigos).
Outro aspecto que pode fazer com que Shinobi: Art of Vengeance seja considerado um metroidvania-lite é a necessidade de ir e voltar nas fases. Por que lite? Porque não é essencial para completar a história principal, mas é bem importante para fortalecer Musashi (e essencial para quem quer platinar, claro).
E para que esse retorno às fases anteriores seja realmente produtivo, é fundamental já ter desbloqueado algumas habilidades como o soco carregado, para poder destruir determinadas estruturas que bloqueiam áreas específicas em diversas fases.
Ou seja, se você gosta de metroidvanias, mas costuma esquecer por onde já passou, Shinobi: Art of Vengeance será uma ótima experiência, pois entrega uma exploração não linear, mas ainda assim bem mais leve do que as dos grandes títulos do gênero, como Hollow Knight em que você sente que se perdeu com frequência.
Embora não seja uma árvore de habilidades tradicional e cheia de possibilidades, as opções no novo Shinobi são muito eficientes e agradáveis. Isso porque a gameplay é muito fluida mesmo nos momentos contra muitos inimigos e animações ocorrendo em tela. É realmente prazeroso curtir um excelente plataforma 2D cheio de ação, desafios plataforma e tudo isso a sólidos 60fps.
E o melhor: com um trabalho direção de arte maravilhoso que criou ambientes lindíssimos, com cores vibrantes e profundidade que dão ainda mais vida às fases. As cutscenes também são belas, e tudo está muito bem embalado pela magnífica trilha sonora que mistura elementos da cultura japonesa, da música eletrônica e do metal.

Por fim, também é importante destacar que Joe Musashi ataca tanto com golpes corpo a corpo, como também à distância com kunais, Ninjutsus e Ninpos. Entre os ataques especiais está a combinação de LB + RB que pode ser ativada assim que estiver cheio o medidor branco abaixo da vida do adversário, isso te possibilita matar na hora o alvo e dá mais bônus (dinheiro, vida e recarga para usar os Ninpos).
Os Ninpos são habilidades equipáveis e que existem numa boa variedade para serem comprados ou encontrados nas fases. Esses ataques são ativados segurando LB e escolhendo um dos slots entre A, B, X e Y. Há ainda a ult do protagonista, que é carregada conforme você leva dano, e também possibilita equipar até quatro tipos, embora essas opções sejam mais restritas ao longo da jornada. Ela pode ser usada pressionando ZL + ZR.
Veredito
Elementos do passado aplicados com maestria a uma gameplay moderna. Essa é a mistura que torna Shinobi: Art of Vengeance um excelente revival e um plataforma 2D cheio de ação essencial para fãs do gênero, mesmo que nunca tenham jogado nada dessa franquia da Sega.
Embora 2025 esteja sendo riquíssimo em termos de jogos de alta qualidade, Shinobi: Art of Vengeance foi para mim uma das melhores experiências e está facilmente entre os três games que mais curti no ano até aqui.
5,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer:
Ficha técnica de Shinobi: Art of Vengeance
Lançamento: 29 de agosto de 2025
Desenvolvido por: Lizardcube e Sega
Publicado por: Sega
Plataformas: PC (via Steam), Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S
Número de jogadores: 1
Gêneros: Ação, Plataforma 2D, Ninja
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Português, Russo
Preços: Versões a partir de R$ 149,90 (PC), R$ 169,90 (Nintendo Switch e Xbox), R$ 229,90 (PlayStation)