Gimmick! 2 é a sequência do plataforma 2D de precisão lançado originalmente em 1992 no Japão, exclusivamente para o Nintendo Entertainment System (NES), o famoso Nintendinho. No ano seguinte, o título chegou ao ocidente apenas na Suécia.
O game original é considerado um dos melhores títulos do NES especialmente pela jogabilidade baseada em física, com uma experiência à frente de seu tempo. Gimmick! também é considerado como uma joia rara daquele console por conta da distribuição limitada da época.
Tudo isso faz com que a franquia seja muito celebrada por entusiastas do Nintendinho e fãs da história dos videogames num geral. Agora, Gimmick! 2 foi lançado no dia 5 de setembro para PC e Nintendo Switch, com previsão de futuramente também chegar para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
A sequência foi desenvolvida pelo estúdio sueco Bitwave Game e publicada pela Clear River Games e Sunsoft (empresa responsável pelo primeiro jogo).
Em Gimmick! 2, devemos controlar novamente Yumetaro, o pequeno yokai verde protagonista do jogo original, agora em uma nova aventura usando seu poder de invocar uma estrela para enfrentar inimigos perigosos e resolver puzzles desafiadores. Confira a seguir o review da versão para Nintendo Switch.
Análise de Gimmick! 2
A série Gimmick! ganhou uma merecida sequência 32 anos depois do lançamento do amado jogo original. É uma verdadeira honra ter acesso a esse novo jogo indie agora, pois o título original é, de fato, repleto de ideias muito bem executadas para o período em que foi desenvolvido, além de toda a importância histórica que o game tem por conta da distribuição limitada a pouquíssimas pessoas no planeta.
Por falar em história, a campanha de lançamento de Gimmick! 2 envolveu a realização de um conteúdo especial por parte do IGN que recupera o legado do game original e traz detalhes sobre a criação dessa sequência. Recomendo que você assista se curte conhecer mais sobre o legado dos videogames.
Voltando para a análise de Gimmick! 2, é seguro dizer que a essência do inovador game da década de 1990 está aqui, mas agora com visuais desenhados à mão e uma ambientação mais moderna.
Entre as novidades está a possibilidade de escolher entre a experiência original ou assistida, com recursos que facilitam a gameplay. Confesso que testei por um tempo essa segunda opção e não vi grandes diferenças.
Gimmick! 2 é um jogo feito para quem ama grandes desafios que te fazem quebrar a cabeça, dominar a física e caprichar na precisão. É interessante notar que não há um botão para correr, pois simplesmente andar para frente ou numa descida é o elemento físico responsável por acelerar o protagonista.
Yumetaro é capaz de invocar uma estrela que serve como arma; como peça que se conecta a uma estrela vazia responsável por ativar e desativar plataformas; e também como meio para se locomover a locais de difícil acesso.
O jogo é dividido em mundos que são como uma grande fase com níveis menores dentro delas. Conforme você avança, há checkpoints que te permitem se teletransportar entre cada ponto de controle, e ao entrar numa nova área o jogo também tem um salvamento rápido.
Os mundos não são tão extensos, mas superar cada um pode tranquilamente exigir que você fique quebrando a cabeça por pelo menos uma hora. O tempo será muito maior se você quiser encontrar todas as áreas secretas e baús para conseguir novas skins.
Como há um quick save ao trocar de área dentro dos mundos, independentemente dos checkpoints, Gimmick! 2 acaba não sendo punitivo. A punição é realmente o nível de dificuldade para superar alguns pontos com muitos adversários e, principalmente, decifrar os desafiadores quebra-cabeças para acessar determinados locais.
O estilo artístico moderno e desenhado à mão é lindíssimo. Yumetaro, os inimigos e os cenários são muito bem feitos e um verdadeiro descanso para os olhos, especialmente para os momentos em que você estiver voltando repetidamente ao início do nível porque não consegue acessar uma área específica, ou por perder para uma horda de adversários.
Há também momentos em que a essência da dificuldade dos anos 1990 brilha, como no mundo de gelo.
Um nível envolvendo uma grande bola de neve, pequenas plataformas e chão deslizante mostram que a vida não é um morango. Pense na dificuldade dos jogos antigos e coloque num contexto em que, literalmente, um movimento em falso faz Yumetaro morrer.
A trilha sonora de Gimmick! 2 também é bastante agradável, também servindo como um respiro nos momentos mais intensos da gameplay.
A performance do jogo no Nintendo Switch está muito boa, apresentando apenas uma pequena queda na taxa de quadros quando repeti muitas vezes um nível com muitos adversários e partes do cenário se mexendo. Nada prejudicial (na verdade até tornou um pouco menos difícil o desafio).
Veredito
Gimmick! 2 é o pacote completo: um jogo difícil em que você é constantemente desafiado pelos quebra-cabeças, pelos inimigos e pela combinação de física bem desenvolvida e necessidade de ser preciso em seus movimentos.
Sem dúvidas, o título mantém a essência de seu antecessor e é um genuíno exemplar moderno dos gêneros 2D de plataforma de precisão e puzzles.
4,2 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de Gimmick! 2:
Ficha técnica de Gimmick! 2
Lançamento: 5 de setembro de 2024
Desenvolvido por: Bitwave Games
Publicado por: Clear River Games e Sunsoft
Plataformas: PC e Nintendo Switch. Previsto para ser lançado também para PS4, PS5, Xbox One e Series X|S em data a ser anunciada.
Número de jogadores: 1
Gêneros: 2D, Plataforma de Precisão
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês
Preço: R$ 129,00