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    REVIEW – SCHiM é um jogo essencial para quem ama puzzle e plataforma 3D

    SCHiM é um jogo de plataforma 3D com foco em resolução de quebra-cabeças em ambientes vivos. O game de estreia dos desenvolvedores Ewoud van der Werf e Nils Slijkerman será lançado pela Extra Nice no dia 18 de julho para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

    Nesse novo título com ilustração abstrata é necessário controlar a sombra (chamada schim) de uma pessoa. Ambas se separam em um acidente, e agora a aventura é para que esse reencontro ocorra, mas sempre há algo no caminho.

    Cada fase conta uma pequena história mantendo a essência da arte abstrata. A jornada se passa em cidades que vivem dias normais, e é preciso resolver diversos puzzles se movimentando pelas sombras de animais, pessoas, veículos e outros objetos. Tudo isso levando em conta a incidência da luz, para que existam sombras por onde seja possível se movimentar.

    Confira a seguir o review de SCHiM jogado no Nintendo Switch.

    Análise de SCHiM

    Esse jogo está no meu radar desde 2022, quando foi anunciado na Wholesome Direct que fez parte dos eventos de verão (inverno no Brasil) da indústria gamer. Desde então esperava com muita animação, e devo dizer que a espera valeu a pena.

    A proposta é simples na concepção, mas complexa na execução.

    Simples porque a ideia é ser um personagem sombra que só pode pular de sombra em sombra ao longo de dezenas de fases abstratas com pequenas histórias em cada uma, até finalmente conseguir chegar ao personagem humano do qual você se separou.

    A complexidade se deve principalmente por dois fatores: o estilo abstrato, cujos personagens, animais e objetos são preenchidos por sombra; e a movimentação dos ambientes vivos, especialmente no que diz respeito à incidência de luz.

    Afinal, para haver sombra, é preciso que haja luz e alguma pessoa ou objeto bloqueando parcialmente. Então como fazer isso com qualidade visual e performance adequadas sem que o estilo abstrato se perca? Os desenvolvedores holandeses conseguiram com maestria.

    SCHiM começa com um tutorial simples que dura uma fase em termos de apresentação de botões, mas mais algumas para que você controle a sua sombra ainda atrelada a um personagem humano. Isso serve para mostrar as possibilidades de exploração e a riqueza das fases, mesmo que a maioria delas não sejam tão grandes.

    Essa etapa também já permite que você perceba que até é possível pisar fora de uma superfície sem sombra, mas somente poderá tentar dar um pulo de alcance reduzido para tentar chegar a uma sombra. Caso não consiga, voltará um pouco no mapa, para alguma área que funciona como um checkpoint não mostrado explicitamente pelo jogo.

    Ambientes vivos são a riqueza do jogo

    Após ocorrer o incidente que separa o humano de seu SCHiM, as fases passam a mostrar o real significado de ambientes vivos.

    Vários cenários são um tanto lineares e com quebra-cabeças de fácil resolução. Não considero isso um problema, pois essa experiência é realmente especial quando consideramos o conjunto da obra com o lindo estilo gráfico abstrato e a trilha sonora relaxante.

    Mas há outros em que elementos como chuva ou a necessidade de controlar o trânsito realmente destacam o que há de melhor – e mais desafiador – no jogo. E nessas fases mais difíceis também vale destacar a importância da atmosfera criada pela arte e pela música, pois torna agradável as tentativas seguintes de pular em direção a uma nova sombra, mesmo passando dificuldade.

    Duas das minhas fases preferidas são a 13 (no trânsito) e a 28 (na chuva).

    A fase no trânsito é excelente porque a resolução dos puzzles envolve controlar os semáforos para que os veículos andem ou deixem de andar por determinadas vias. Você deverá pegar carona com a sombra dos automóveis para conseguir superá-la. Essa é uma das experiências mais agradáveis em todo o jogo.

    A fase na chuva é uma das mais desafiadoras. Isso porque os trovões iluminam quase que por completo todas as ruas por onde você deve explorar. Ou seja, a cada vez que cai um raio, você fica sujeito a ser jogado para trás no mapa. O mesmo vale para os postes cujas luzes piscam em decorrência da tempestade.

    Isso tudo dificulta bastante o avanço, mas de uma forma agradável, pois mostra o quão bem feito foi o desenvolvimento dessa dinâmica.

    SCHiM é um jogo de plataforma 3D com quebra-cabeças baseados em movimentação somente pelas sombras. Leia o review para Nintendo Switch
    Ambientes vivos são ricos e bem feitos | Créditos: Emerald Corp

    O que poderia ser melhor

    O único ponto fraco de SCHiM diz respeito à falta de uma recompensa atrativa que estimule a ir em busca de outros schims que se perderam de seus objetos. É preciso encontrar itens escondidos pelo cenário para que retornem a um lugar onde as sombras possam se reconectar a eles.

    Só que ao encontrar esses objetos o jogo apenas os posiciona no cenário, e o schim selvagem pula até ele. O contador que pode ser visto quando no menu inicial ou no menu de pause aumenta um ponto, e acaba por aí.

    Encontrar esses schims por aí muitas vezes é desafiador, e o fato da recompensa ser apenas uma breve animação e a subida de um número no contador não é um convite muito interessante para passar pelas dificuldades que algumas das sombras impõem.

    Isso é uma espécie de missão secundária em cada fase, então não afeta a gameplay de maneira negativa. Fica apenas como um registro de algo que poderia ser mais interessante.

    Por falar em gameplay, SCHiM está rodando muito bem no Nintendo Switch, tanto na TV, quanto no modo portátil. E jogar no modo portátil é ainda mais agradável e relaxante.

    Veredito

    SCHiM é um plataforma 3D com uma proposta única e muito bem executada de exploração sendo um personagem sombra em um lindo mundo abstrato. A jornada para se reunir novamente com o personagem humano do qual fomos separados é relaxante, mesmo que por vezes seja desafiadora, o que faz desse jogo um game essencial para quem ama puzzles e jogos indie com gameplays inovadoras.

    Nossa nota

    4,2 / 5,0

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    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de SCHiM

    Lançamento: 18 de julho de 2024

    Desenvolvido por: Ewoud van der Werf e Nils Slijkerman

    Publicado por: Extra Nice e PLAYISM (no Japão)

    Plataformas: PC (via Steam e Itch.io), Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Exploração, Plataforma 3D, Puzzle, Relaxante

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Português Brasileiro, Russo

    Preços: R$ 73,99 (PC), R$ 89,99 (Nintendo Switch), R$ 92,45 (Xbox), R$ 124,50 (PS5), R$ 133,90 (PS4)

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