More

    CRÍTICA – Criminal Vol. 1: Covarde é um ponto fora da curva no gênero policial

    Criminal é um quadrinho escrito e desenhado pela dupla Ed Brubaker e Sean Phillips. A obra originalmente foi publicada em 2007. E está sendo publicada agora pela editora Mino no Brasil. A obra conta com capa dura e 144 páginas

    Sinopse de Criminal volume 1: Covarde

    O quadrinho de crime mais aclamado do século 2​1​. Vencedor de seis prêmios Eisner e Harvey, incluindo Melhor Escritor e Melhor Nova Série., traz a tradicional história de assalto virada de cabeça para baixo em Criminal.

    Leo​ é capaz de planejar a jogada perfeita, mas apenas se estiver convencido de que o trabalho é seguro, porque ​n​ão é o tipo de criminoso que atira primeiro e pensa depois. Ele é um profissional, cujo maior desejo na vida é não acabar exatamente​ no lugar a que ele pertence: em uma cela de prisão.​ ​

    Criminal: Covarde é um primeiro ​volume​ da série Criminal​,​ dos premiados criadores de Fatale, Fade Out e Matar ou Morrer.

    Análise

    Criminal é uma excelente história de crime escrita e desenhada pela dupla mais proeminente dos quadrinhos norte-americanos do gênero policial, Ed Brubaker e Sean Phillips. Na obra acompanhamos Leo Patterson, um arquiteto de assaltos que nunca entra em um grande esquema sem ter a certeza de que não irá parar atrás das grades.

    Com isso, o nosso protagonista segue sempre à risca todas as regras estabelecidas, antes de entrar em um novo esquema. No entanto, o que o faz sempre seguir com precaução esse princípio, mesmo assumindo riscos é ser, de fato, um grande covarde.

    Já afastado do mundo do crime após uma tragédia do passado, Léo se vê obrigado a voltar após ser recrutado para roubo de jóias com policiais corruptos envolvidos neste esquema. Desse modo, a trama se desenvolve de maneira intensa e brutal, além de ter grandes cenas de ação que claramente foram inspiradas no filme Heat (1995).

    Do mesmo modo que Neal McCauley de Heat (1995), Leo Patterson é um criminoso ardiloso e metódico quando entra em ação. Contudo, diante desse assalto e por conta de uma traição dentro do bando, vemos o efeito dominó de seu plano indo por água abaixo.

    Assim, um dos maiores pontos de Criminal é o seu storytellying que prende o leitor do início ao fim, com situações no enredo que inicialmente parecem não ter solução, mas que se desenrolam de maneira brilhante.

    À medida que a história se desenvolve com excelentes personagens, o texto de Ed Brubaker elucida muito bem como cada um pensa, desenvolvendo a trama e dando camadas aos atores desta hq.

    Outro ponto marcante na obra é a excelente arte de Sean Phillips, que nesta primeira edição mesmo ainda não tendo o traço marcante dos seus futuros trabalhos, aqui já temos um vislumbre do que será recorrente em seu trabalho. À maneira que Phillips utiliza luz e sombra em cada cena é simplesmente incrível, visto que ele tem muita influência em filmes noir dos anos 40.

    Criminal é um quadrinho excelente que traz uma narrativa densa e realista com qualidade única, que já está sendo adaptado em série para a Prime Vídeo. Dito isso, nessa primeira edição temos uma introdução do universo de Criminal que nas próximas edições teremos ligações entre os personagens, mas com histórias diferentes dentro do mundo crime de Criminal.

    Veredito

    Criminal é impecável em sua narrativa, com personagens memoráveis e complexos que são bem construídos, além de mostrar com maestria como um storyteller deve prender o leitor logo nas primeiras páginas. Tudo isso, graças a sinergia que Ed Brubaker e Sean Phillips transmitem em seus trabalhos de forma brilhante.

    Autores: Ed Brubaker e Sean Phillips
    Editora: Editora Mino
    Páginas: 144

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    spot_img

    Artigos relacionados