Se você curte jogos de tiro é impossível que não tenha ouvido falar de Helldivers 2, o game lançado pela Arrowhead Games Studio em 8 de fevereiro e que virou febre entre os fãs do gênero.
A premissa é simples: você precisa defender a Super Terra de invasores alienígenas, com muitos tiros e explosões, é claro. O jogo é online, multijogador e cooperativo, e está disponível para PlayStation 5 e PC.
Em Helldivers 2, você se torna um soldado de elite que, junto de outros 3 colegas de time, tem uma missão clara, defender os valores da Super Terra: como: liberdade, paz e democracia gerenciada. E que jogador não gostaria de ir para um planeta alienígena expulsar a escória?
Confira a seguir o review de Helldivers 2 jogado no PlayStation 5 com Gift Card fornecido pela Nuuvem.
Análise de Helldivers 2
O jogo tem como foco a gameplay multiplayer, mas nem por isso peca nos outros quesitos. O gráfico é bem bonito, a temática espacial naturalmente o torna grandioso, há uma galáxia para explorar com diversos planetas e muitas missões em cada um deles. E, por fim, a desenvolvedora teve o cuidado de entregar ele dublado, o que eu particularmente vejo como um diferencial.
É sem dúvida um prato cheio para quem curte jogos de progressão e de tiro em terceira pessoa. E mesmo que a progressão seja relativamente lenta, afinal, são muitos lugares para explorar e muitos itens para melhorar, o jogo te coloca em ação muito rapidamente.
Há um breve tutorial que te apresenta os principais comandos, que são bem padrão de jogos de tiro. Essa ação rápida só aumenta a vontade de jogar mais, desbloquear mais itens e fazer missões cada vez mais difíceis. Afinal, a progressão só depende de você.
A história não é complexa, mas desde a chamada da divulgação até as cenas iniciais, é possível ver o tom de deboche e crítica. “Entre em guerra pela paz. Morra pela democracia”. O tom bem humorado e frases quase absurdas que destacam uma espécie de lavagem cerebral nos soldados acompanha todo a gameplay e a torna ainda mais divertida.
Um exemplo do tom cômico são as dicas de tutorial ao longo da gameplay que destacam: não morra. Caso o seu personagem venha a morrer, você não tem loading para voltar com ele, tendo que simplesmente comandar outro soldado.
A primeira vez que isso aconteceu eu estava com um personagem masculino, mas ao morrer veio um feminino, e assim vai trocando em todas as partidas. A dinâmica prova como os Helldivers são totalmente descartáveis, similar ao que aconteceria em uma guerra real.
Jogabilidade
A jogabilidade é boa, o personagem tem boa movimentação e não é um jogo fácil. Além das missões triviais que são mais simples, com o intuito de você entender a dinâmica, existem nove níveis de dificuldade: fácil, médio, desafiador, difícil, extremo, missão suicida, impossível e Helldivers.
Em todas as missões há tarefas e tempo para executá-las. Ou seja, caso você não faça o que está sendo pedido, vai perder a progressão. Com o passar das horas de jogo você entende os melhores momentos para pular, atirar, se jogar, ou quando é necessário pedir reforços. Afinal, o grande diferencial de Helldivers 2 é a comunicação com a nave.
A nave, que fica planando enquanto você está no planeta, pode mandar recursos balísticos ou até bombardear uma área específica. Para isso, não basta apertar um botão, sendo necessário executar comandos como nos jogos antigos: pra cima, pro lado, pro lado novamente, por exemplo. Eu adorei esse formato, acho que passa muito melhor a ideia.
Em relação aos equipamentos do personagem a desenvolvedora optou por entregar o básico bem feito. É possível configurar a arma principal, a arma secundária, algum tipo de granada, além é claro de armadura, capacete e capa. De simples configuração, não permite muitas customizações, como trocar a mira, por exemplo. É possível que isso seja aprimorado em outras versões.
Já quando falamos da nave, as coisas ficam mais interessantes. É a partir dela que a build do personagem pode ser construída, isso porque é possível escolher entre equipamentos mais robustos, mochilas que te dão escudos, recursos para levar munição para os amigos e torretas que irão metralhar os inimigos sozinhas.
É nesse momento que o jogo passa a ser mais estratégico, pois mesmo que você obtenha o equipamento ele não vai estar disponível o tempo todo, durante toda a partida, então é necessário fazer escolhas.
É um ciclo sem fim: você tem que jogar, acumular recursos e ir desbloqueando pra ficar cada vez mais forte. E falando em progressão, o jogo tem um sistema semelhante aos passes de batalha, como no Fortnite e Free Fire. Você vai jogando e colhendo medalhas para liberar equipamentos, skins, gestos, etc. E por ser 100% online, naturalmente é um incentivo para você ir em busca de mais e mais.
O jogo é pago, então o passe de batalha estará desbloqueado com 10 páginas de conteúdo para você jogar, desbloquear e melhorar os personagens. Ainda existe a possibilidade de investir em bônus de guerra, uma espécie de lojinha onde é possível comprar equipamentos com dinheiro de verdade.
Não vejo problema no recurso enquanto o jogo for cooperativo. Se porventura o jogo se tornar PVP, ai o dinheiro acima da habilidade pode ser mal visto.
Jogo cooperativo
Apesar de existirem missões individuais, Helldivers 2 é definitivamente um jogo para se jogar em equipe. Não apenas por que as missões globais te darão recompensas maiores, mas também porque, com o passar do tempo, o jogo naturalmente fica mais difícil. E a menos que você tenha uma habilidade acima do comum, não será possível resolver tudo sozinho.
Penso que deve ser muito divertido jogar com os amigos através do chat de voz, dando coordenadas e se comunicando para saber exatamente os próximos passos de cada jogador. Entretanto, caso você opte por jogar com pessoas aleatórias do mundo inteiro, o próprio jogo possui alguns atalhos para facilitar a comunicação.
É possível, por exemplo, sinalizar um ponto de encontro no mapa, indicar que você vai atacar um determinado local com bombas explosivas, ou até mesmo marcar um inimigo muito forte para que todos reúnam forças para o derrotar.
Mas caso você, ou algum outro jogador, decida jogar individualmente, mesmo em grupo, é muito possível que vocês acabem matando ou sendo mortos por coleguinhas através do fogo amigo. O que pode tornar a experiência um pouco frustrante.
Veredito
Confesso que fiquei viciado em jogar Helldivers 2, pois o jogo proporciona muitas horas de diversão. Juntando as características chamativas, criativas e o fato da progressão só depender do jogador, Helldivers 2 é principalmente viciante.
Com certeza o aspecto que mais chamou a atenção do público foi a proposta de manter os jogadores online e ativos. E aqui a disputa de espaço é grande, ainda mais com vários outros shooters que já estão consolidados no mercado, como Fortnite, Call of Duty, entre outros.
Será que a desenvolvedora vai conseguir manter o jogo aquecido e atualizado? Espero que sim.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer:
Ficha técnica Helldivers 2
Lançamento: 8 de fevereiro de 2024
Desenvolvido por: Arrowhead Game Studios
Publicado por: Sony Interactive Entertainment
Plataformas: PC (via Steam e Nuuvem) e PlayStation 5
Número de jogadores: 1
Gêneros: Tiro em Terceira Pessoa (TPS), Online, Cooperativo.
Idiomas: Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Português (Brasil), Espanhol (América Latina), Espanhol (Espanha).
Preço: Versões a partir de R$ 199,50 (PC e PS5)