Com criação de Todd A. Kessler, The New Look é a nova série do Apple TV+. No elenco estão Ben Mendelsohn, Juliette Binoche, John Malkovich e Maisie Williams.
A produção estreou os três primeiros episódios na plataforma no dia 14 de fevereiro, e os próximos serão liberados semanalmente (todas as quartas-feiras).
Nós tivemos a oportunidade de assistir a temporada completa. Confira nossa crítica sem spoilers.
Sinopse de The New Look
Explora a ascensão do designer de moda Christian Dior (Ben Mendelsohn), que destronou Coco Chanel (Juliette Binoche) e ajudou a devolver o espírito e a vida ao mundo com sua marca icônica de beleza e influência.
Análise
À primeira vista, The New Look, a nova série do Apple TV+, parece ser uma cinebiografia que narra os embates entre dois ícones monumentais da moda parisiense: Christian Dior e Coco Chanel. Contudo, a produção de Todd A. Kessler diverge substancialmente dessa expectativa.
Em vez de aprofundar-se nas interações e desavenças entre essas figuras proeminentes, a série se concentra no impacto que a ocupação nazista na França, durante a Segunda Guerra Mundial, teve em suas vidas pessoais.
A perplexidade se instala logo no episódio inicial, situado em 1955. Chanel retorna a Paris após um longo período na Suíça, buscando recuperar seu lugar na alta costura, enquanto Dior continua a ascender no universo da moda. Ao invés de se tornar um verdadeiro duelo de titãs, a trama opta por retroceder para 1940 e narrar como cada um enfrentou os desafios decorrentes da guerra.
É um verdadeiro balde de água fria. Isso porque, no passado, nada liga Chanel e Dior, sendo suas histórias contadas separadamente, o que dá a sensação de ver duas séries diferentes apenas com o mesmo pano de fundo. A justificativa para essa escolha tão abrupta pode ser a intenção da série em contar uma história sobre ascensão e queda a partir de dois personagens.
No caso de Coco Chanel, a estilista rica e famosa começa a ver seu império desmoronar quando não consegue mais manter seus negócios. Além disso, Chanel flertou com o nazismo, atuando como informante e tendo até um caso com um oficial alemão, mas a verdadeira intensidade de suas ligações com a inteligência nazista é desconhecida até os dias de hoje.
Por isso, The New Look opta por mostrar Chanel como a mulher capaz de tudo para alcançar seus objetivos, com seu jeito astuto e sem rodeios; a interpretação de Juliette Binoche está à altura da personagem.
Por outro lado, Christian Dior começa a série trabalhando no ateliê de seu mentor Lucien Lelong (John Malkovich) para depois construir sua própria casa de costura. Ben Mendelsohn dá vida a um homem sensível e emotivo que também está em busca de ajudar a sua irmã Catherine (Maisie Williams), que faz parte da resistência francesa.
Ainda que a diferença de idade entre os atores seja de 30 anos, a relação funciona para dar peso dramático à série, da mesma forma que a proteção de Chanel para com seu sobrinho André (Joseph Olivennes) serve de gatilho para a personagem. Dessa forma, The New Look busca ser o próprio ponto em comum de duas histórias que apenas têm o fator moda e guerra como base.
Apesar de não ter uma produção ou atuações ruins, a série é demasiadamente longa, com 10 episódios que focam muito mais nas proeminências da guerra do que em seus personagens principais. Sendo assim, The New Look não cai bem para o espectador quando pensando em sua completude e objetivo de narrativa. Onde deveria haver uma história sobre a superação através da moda, há uma trama sem costura e ponto final.
Veredito
The New Look apresenta dois ícones da moda que criaram estilos únicos para, no final, relegá-los a meros coadjuvantes de uma guerra. A série falha justamente por não tratar do tema principal da vida de Christian Dior e Coco Chanel, deixando de lado suas conquistas no mundo da moda em prol de um drama batido e defasado.
3,5 / 5,0
Assista ao trailer: