More

    CRÍTICA – Histórico Criminal aborda o legado e o racismo presentes na polícia britânica

    Histórico Criminal é a nova série policial do Apple TV+. O seriado possui 8 episódios que serão veiculados todas as quartas-feiras. A produção é uma criação de Paul Rutman com direção de Jim Loach e Shaun James Grant. No elenco estão Peter Capaldi, Cush Jumbo e Zoë Wanamaker.

    Confira a nossa crítica sem spoilers da série

    Sinopse de Histórico Criminal

    Acompanha dois detetives brilhantes em um cabo de guerra por causa de uma condenação histórica por assassinato, lidando com questões raciais, falhas institucionais e a busca de um terreno comum em uma Grã-Bretanha polarizada.

    Análise

    Para sua mais recente produção, o Apple TV+ investe em um drama intenso que explora como as questões raciais são enfrentadas dentro da polícia. A série não apresenta nada que não saibamos: em todo o mundo, as instituições policiais estão repletas de racismo, misoginia, má conduta, brutalidade, erros judiciais, fascismo, etc.

    Entretanto, o que a obra de Paul Rutman faz é discutir como esses problemas sociais afetam não apenas a sociedade, mas também a vida daqueles que trabalham por uma polícia mais justa e limpa.

    Em Londres, a detetive June Lenker (Cush Jumbo), uma mulher negra, busca descobrir a verdade sobre um crime ocorrido há 24 anos, que pode ter colocado um inocente na prisão. Embora os esforços de Lenker sejam imensos, ela sempre parece um passo atrás. Isso ocorre porque, ao deparar-se com o caso, Lenker cruza com o detetive inspetor-chefe Daniel Hegarty (Peter Capaldi), determinado a manter seu legado dentro da polícia a todo custo.

    A série aborda de forma eficiente a rede de intriga e desconfiança entre os personagens. Enquanto Lenker é incisiva e destemida, com momentos emotivos que a tornam uma excelente protagonista, Hegarty é taciturno e indiferente, destacando-se pela sua dualidade, o que proporciona grande profundidade ao personagem.

    CRÍTICA - Histórico Criminal aborda o legado e o racismo presentes na polícia britânica
    Créditos: Divulgação / Apple TV+

    Como opostos de uma mesma moeda, Lenker e Hegarty protagonizam um embate de gerações e etnias dentro de sua profissão. Na tentativa de solucionar o caso, a detetive encontra um campo minado pelo inspetor, que busca constantemente formas de afastá-la, isolá-la e questionar suas habilidades no trabalho.

    Como representante da velha guarda, Hegarty quer preservar seu legado e os amigos de serviço das transgressões policiais cometidas no passado, que persistem até hoje na polícia londrina.

    Sua influência é tão significativa que resulta em uma cena tocante, na qual Lenker ensina seu filho, um jovem negro, a como se comportar diante da polícia. Durante anos, o Reino Unido foi considerado menos racista que os Estados Unidos, mas o racismo institucional sempre esteve presente, embora de forma mais velada.

    Dessa forma, destaca-se a maneira como Histórico Criminal consegue explorar nosso entendimento da sociedade e do mundo ao criar cenas que, infelizmente, tornaram-se cotidianas, como tiroteios em parques e brigas de gangues.

    Com uma narrativa sólida, Rutman e os co-diretores Jim Loach e Shaun James Grant não deixam espaço para meias voltas, sendo diretos ao ponto ao mostrar como as práticas policiais podem ser enviesadas e o sistema distorcido quando a cor de pele do indivíduo não é branca.

    CRÍTICA - Histórico Criminal aborda o legado e o racismo presentes na polícia britânica
    Créditos: Divulgação / Apple TV+

    Por outro lado, Lenker começa a compreender seu papel dentro desse cenário. A protagonista reconhece que a polícia nem sempre está certa, mas busca lutar por justiça e fazer o certo, mesmo que isso custe suas relações pessoais.

    Ao longo de oito episódios, a série apresenta diversos personagens interessantes e histórias complexas, que, apesar de serem subtramas, são bem retratadas, tornando o mundo de Lenker e Hegarty cheio de nuances.

    Veredito

    Histórico Criminal é mais uma excelente série do Apple TV+. A trama aborda a má conduta policial e o racismo nas corporações de forma intrínseca, escolhendo não tratar do assunto abertamente com palavras, mas sim mostrando nas microagressões do dia a dia, que são sentidas e presenciadas pelas pessoas negras.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados