More

    CRÍTICA – Contos de Terramar é uma porta de entrada para conhecer a obra de Ursula K. Le Guin

    Contos de Terramar é uma animação japonesa de 2006 que conta com a estreia do diretor Goro Miyazaki. O longa-metragem está disponível na plataforma de streaming Netflix

    Sinopse de Contos de Terramar

    Um arquifeiticeiro conduz um príncipe problemático e sombrio em uma jornada para descobrir a fonte do mal que habita e salvar a mulher que eles amam. 

    Análise

    Contos de Terramar é uma fantástica fantasia que adapta em anime a obra da autora britânica Ursula K. Le Guin, tudo isso com a qualidade do Studio Ghibli. O longa conta com a direção e roteiro de Goro Miyazaki (filho de Hayao Miyazaki). Ressalto que não tive contato com material de origem para realizar as devidas comparações.

    No longa-metragem acompanhamos o jovem Arren e o mago Ged em uma jornada por esse mundo fantástico repleto de aventura e ação, mas também assombrado pela ameaça sombria que assola o reino de Terramar. O enredo traz outros personagens com diversas camadas que acrescentam um tom divertido ao enredo.

    CRÍTICA - Contos de Terramar é uma porta de entrada para conhecer a obra de Ursula K. Le Guin
    Créditos: Divulgação / Studio Ghibli

    O roteiro é bem conduzido e conta com subtramas que o deixam ainda mais interessante. Destaque para as questões existenciais, como o fato de termos que morrer em algum momento e, com isso, um determinado personagem almeja ter a tão sonhada vida eterna.

    Em relação à direção, essa é a produção de estreia do diretor Goro Miyazaki que segue os mesmo passos de seu pai Miyazaki, mas tendo sua própria autenticidade. O diretor conduz um ótimo trabalho, com uma linda ambientação fantástica que é, ao mesmo tempo, sombria em seu desenvolvimento. 

    O roteiro explora de maneira simples e profunda o existencialismo, trazendo questões que assolam a humanidade. O tema explorado é eficaz e condiz com o enredo central. Outro destaque, vai para as cenas de ação que são de tirar o fôlego e muito bem conduzidas.

    Apesar do longa-metragem ser ótimo, e uma porta de entrada para a obra de Ursula K. Le Guin, o filme é bem curto e creio que diversas subtramas não tenham sido encaixadas perfeitamente diante da duração do filme.

    Veredito 

    Contos de Terramar é mais um ótimo filme de fantasia do Studio Ghibli que capta toda magia de obras de fantasia. No entanto, o longa é bem apressado na condução de seu enredo e certamente acaba deixando outros plots da obra original de lado.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados