Super Mario Galaxy 2 agora também está disponível no Nintendo Switch e Nintendo Switch 2. Lançado originalmente em 2010 para o Wii, a versão remasterizada da aclamada sequência do revolucionário Super Mario Galaxy chegou aos consoles híbridos da Nintendo no dia 2 de outubro de 2025.
Remasterizado para trazer melhorias gráficas e de taxa de quadros (chegando a 1080p no Nintendo Switch e a 4K/60fps no Nintendo Switch 2), o jogo está disponível individualmente e também no pacote Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2.
Assim como mencionei no review de Super Mario Galaxy, também não tive a oportunidade de jogar esse importante game do Nintendo Wii na época do lançamento. Sempre quis jogar Super Mario Galaxy 2, e esse primeiro contato com o título reforça o meu ponto de vista de que remasterizações e remakes são importantes quando realizados com produtos que foram lançados há pelo menos 10 anos, em consoles que atualmente são mais difíceis de conseguir.
Meu entendimento nesses casos é: esse trabalho de remasterizar ou refazer do zero trazendo conteúdos adicionais são medidas bem-vindas, pois alcançam novos públicos e, principalmente, oportunizam que fãs de determinadas franquias possam jogar algo que sempre quiseram, mas não tiveram acesso no passado (meu caso).
Dar vida nova a títulos lançados há algumas gerações com melhorias e novidades também permite entender como os originais foram importantes para a evolução das franquias, e para o mercado de games num geral em alguns casos, possibilitando também perceber o impacto que esses jogos tiveram em games atuais.
Super Mario Galaxy 2 é uma legítima continuação, pois se baseia demais no seu antecessor, mas também traz acréscimos importantes. Felizmente a Nintendo tinha em mãos uma ótima base, então o sucessor pôde aperfeiçoar alguns aspectos técnicos e ampliar a fórmula que funcionou.
Se eu recomendei Super Mario Galaxy com ressalvas por conta da câmera com mobilidade limitada e de poder tontear especialmente pessoas que têm alguma condição que as deixem tontas e enjoadas facilmente, essa sequência praticamente elimina esses aspectos e se torna um game essencial.
Esta análise reflete a minha experiência jogando Super Mario Galaxy 2 tanto no Nintendo Switch, como no Nintendo Switch 2.
Para novas galáxias e além… com boas novidades!
Enquanto a história do antecessor se baseia no universo e tem a casa da Rosalina e das Lumas como lobby central para acessar diferentes cômodos que levam para as fases (galáxias), aqui o panorama geral é o mesmo, mas o enredo logo leva o Mario a uma espaçonave que é a sua cara. Literalmente…
Funcionando como o lobby, a Nave Mario inicialmente conta com a presença de diversas Lumas, Toads e da nova personagem Lubba, que cumpre um papel similar ao que Rosalina tinha na jornada anterior. A aventura é, obviamente, para salvar a Princesa Peach mais uma vez raptada por Bowser, mas também há outros elementos na história que remetem aos acontecimentos do primeiro Galaxy, em especial o livro da Rosalina com contos liberados gradualmente.
Apesar de agora o lobby se locomover pelos mundos e não ficar parado à espera das estrelas que serão o combustível para conseguir chegar ao Bowser, o começo da jornada evidencia que a gameplay é bastante familiar ao antecessor. Tanto que o primeiro boss, Planta Dinopiranha Bebê, é uma reprise de um dos primeiros chefes de Super Mario Galaxy.
A jogabilidade se mantém familiar com a do título anterior por todo o jogo, mas pouco a pouco insere novidades importantes que expandem as possibilidades e a duração do game por completo. A primeira grande novidade é Yoshi, que inclusive está na capa do jogo. O nosso querido dinossaurinho verde cumpre sua tradicional função de levar o Mario por aí e pular um pouco mais alto com o seu fofo salto batendo as patinhas e fazendo um esforço para ganhar altura.

Jogar com o Yoshi também envolve o tradicional uso da língua do personagem para derrotar inimigos, comer frutas, pegar frutas e também usar flores que funcionam como plataformas para o personagem pegar impulso.
A gameplay é ainda mais satisfatória no modo portátil graças ao touchscreen, que para mim é a maior vantagem de jogar os dois Super Mario Galaxy no Nintendo Switch. Pular de uma flor para outra tocando na tela é uma experiência tão boa da mesma forma que controlar o Mario entre estrelas azuis pela galáxia, bem como já havia sido no game antecessor.
Outra novidade é o Luigi, que já estava no primeiro jogo, mas agora pode ser controlado muito antes na jornada ao encontrá-lo em algumas fases. No anterior, ele só era jogável depois de pegar as 120 estrelas para usá-lo num save novo. A inclusão aqui dá um importante protagonismo ao personagem, além de ser bem legal poder utilizá-lo eventualmente para ter uma gameplay um pouco diferente, com ele correndo um pouco mais e desengonçado, de certa forma, garantindo uma boa dose de diversão.
Por falar nas estrelas, em Super Mario Galaxy 2 são 242 estrelas para completar o jogo, elevando consideravelmente a sua duração e mantendo a gameplay sempre dinâmica com a inclusão de novas possibilidades e bons desafios.
O game também traz novos personagens como o Simião Sagaz e a Papagaiato, que são apresentados em fases específicas e pouco a pouco ressurgem com desafios pontuais para ganhar novas estrelas. E as dinâmicas desses NPCs são diferentes entre si, o que também mantém tudo mais interessante.
Os desafios do macaco Simião, por exemplo, envolvem pegar itens ou derrotar inimigos para ultrapassar sua pontuação dentro de um tempo limite. Por sua vez, as atividades com a Papagaiato envolvem montar nela para voar pelos ares para vencer corridas contra o tempo ou contra adversários.
Os cometas travessos também estão de volta, mas aqui com uma dinâmica menos aleatória, o que considero uma boa mudança. Se no primeiro jogo eles simplesmente apareciam em algum planeta e você podia movê-los usando um console no lobby, agora você primeiro precisa encontrar uma moeda especial em cada fase para que, em algum momento, eles apareçam nas fases em que você obteve o item.
As dinâmicas dos cometas travessos são parecidas com as do game anterior e envolvem desafios como derrotar uma grande quantidade de inimigos dentro de um tempo estipulado, ou completar a fase correndo contra o relógio.
Também vale destacar as habilidades de Mario e Yoshi. Muitas delas, apresentadas no título antecessor, estão de volta para que o encanador bigodudo utilize novamente, como a abelha, a mola, o fogo, entre outras. Há ainda uma habilidade conhecida, mas agora com uma interessante mudança: a técnica de iluminar caminhos e plataformas invisíveis agora é utilizada pelo Yoshi, que precisa engolir uma fruta brilhante para ficar amarelo e, então, caminhar por aí iluminando o cenário até que o tempo da habilidade termine.
Além de ser lâmpada e poder flutuar como um balão, Yoshi ainda pode comer uma pimenta para acelerar muito por um tempo, uma habilidade que também é bem agradável de usar.
Jogabilidade mais agradável e polimento melhorado
Embora Super Mario Galaxy 2 use os visuais dos personagens da era Nintendo Wii, a evolução do trabalho gráfico do antecessor para esse é notável. E ficou ainda melhor com a remasterização feita aqui, tanto no Nintendo Switch, como no Nintendo Switch 2.
Se Super Mario Galaxy parece datado visualmente em alguns aspectos, o mesmo não podemos dizer dessa sequência, que poderia se passar facilmente como um jogo atual no que diz respeito à modelagem 3D.
Outro ponto que contribui para não parecer datado é a mobilidade da câmera, aqui não 100% livre, mas com uma liberdade muito maior em comparação ao jogo anterior. Isso possibilita também que a jogabilidade seja mais fluida e mais difícil de deixar alguém enjoado ou tonto, mesmo nas fases em que é preciso andar por uma galáxia circular e deixando personagens e elementos de cabeça para baixo rapidamente.
Super Mario Galaxy 2 apresenta ótimas transições do 2D para o 3D (e vice-versa). Uma ocasião que me chamou bastante atenção é a fase Galáxia da Altárvore, que é a primeira a ter a fruta azul pro Yoshi flutuar como um balão. A profundidade e a mobilidade dos elementos dos cenários, que nesse caso são troncos de árvores como plataformas, são muito bem trabalhadas e integradas com as habilidades do Mario e do Yoshi.

O que já foi destaque na ótima jogabilidade de Super Mario Galaxy é também motivo de elogios aqui, como a possibilidade de pegar as estrelitas (pequenos cristais estelares) e atirá-las nos adversários simplesmente encostando o dedo nelas, e as fases totalmente baseadas nos sensores de movimento do controle ou dos Joy-Con.
Por fim, é importante salientar que a experiência de Super Mario Galaxy 2 é sólida e muito agradável tanto no Nintendo Switch 2, como no Nintendo Switch. Não tive nenhum problema de performance em ambos consoles, além de ser um jogo lindo de se apreciar em qualquer uma das plataformas.
Veredito
Familiar, mas ampliado. Super Mario Galaxy 2 oferece uma experiência similar ao que o seu ótimo antecessor construiu, mas utiliza a sólida base criada para introduzir importantes novidades, como mais protagonismo de Luigi na gameplay e a possibilidade de usar o Yoshi junto com o Mario.
Além disso, o polimento dessa sequência da série Galaxy torna a jogabilidade mais fluida, não apenas por aprimorar gráficos e performance, mas principalmente pelo controle de câmera mais livre do que no jogo anterior. Com certeza é um título essencial para amantes de plataforma 3D e fãs dos icônicos personagens da principal franquia da Nintendo.
5,0 / 5,0
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Assista ao trailer:
Ficha técnica de Super Mario Galaxy 2
Lançamento: 2 de outubro de 2025 (Nintendo Switch e Nintendo Switch 2) e 23 de maio de 2010 (Nintendo Wii)
Desenvolvido e publicado por: Nintendo
Plataformas: Nintendo Switch e Nintendo Switch 2
Número de jogadores: 1 a 2 (local)
Gêneros: Ação, Aventura, Plataforma 3D
Idiomas: Português (Brasil), Japonês, Inglês britânico, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Coreano, Holandês, Chinês Simplificado, Espanhol Latino-americano, Francês Canadense, Chinês Tradicional, Inglês Americano
Preços: R$ 239,00 (versão digital avulsa) e R$ 399,00 (pacote digital com Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2)
