OXENFREE II: Lost Signals é a sequência direta do aclamado game indie de 2016. Desenvolvido pelo Night School Studio, estúdio recentemente comprado pela Netflix, o jogo está disponível para celular, PC (Steam), Nintendo Switch e PlayStation 4 e 5.
Na história, acompanhamos a personagem principal Riley Poverly durante sua jornada na pequena cidade litorânea de Camena. Riley precisa enfrentar uma série de eventos estranhos, como ondas eletromagnéticas anormais, que tem interferido na vida dos cidadãos locais.
O que ela não imaginava é que esses eventos pouco tem a ver com causas naturais, sendo manifestações sobrenaturais que interferem no tempo e espaço. Junto com Jacob, Riley precisa salvar a cidade e desvendar os mistérios dessa situação.
Confira nossa crítica sem spoilers de OXENFREE II: Lost Signals para Nintendo Switch.
Análise de OXENFREE II: Lost Signals
Com uma narrativa envolvente e progressão dinâmica, OXENFREE II: Lost Signals é mais um exemplo de roteiro em jogos de videogame. Com um storytelling que cativa desde as primeiras cenas, o game da Night School Studio é um ótimo exemplo de como criar um jogo narrativo onde suas escolhas realmente fazem diferença.
No game você acompanha a personagem Riley que, ao aceitar um emprego em sua cidade natal, retorna ao local depois de vários anos afastada. O trabalho, que parecia algo simples já que Riley conhece a cidade como poucos, se torna um pesadelo conforme ela percebe que há algo muito estranho acontecendo com o tempo e a realidade onde vive.
Fendas temporais, memórias do futuro e do passado, reencontros com pessoas inesperadas. OXENFREE II acompanha Riley em todas essas experiências, fazendo o jogador optar pelas respostas que melhor se encaixam ao que poderia ser a personalidade da personagem.
A dinâmica dos diálogos funciona muito bem. O jogo possui localização em diversos idiomas, o que facilita muito curtir a história da forma mais redondinha possível. Quando você não consegue escolher um diálogo a tempo, a gameplay segue da mesma forma, trazendo outras opções (tal qual na vida real quando alguém puxa outros assuntos durante uma conversa).
A jogabilidade é muito intuitiva e os puzzles são realmente interessantes. Eles não estão ali apenas para levar os personagens do ponto A ao B, mas sim para ajudar em uma jornada de autoconhecimento e reflexão, que torna Riley uma persona multifacetada, com sonhos, medos e ímpetos diferenciados.
O tempo que OXENFREE II destina para essa construção, que passa por assuntos como autoconfiança, abandono, maternidade e objetivos existenciais, é certeiro e se encaixa perfeitamente dentro da cadeia de acontecimentos da trama. Até mesmo os personagens secundários são interessantes, mesmo que não tenham espaço de Riley.
Os gráficos do game também são muito bonitos, o que torna a experiência ainda mais agradável. Numa visão, em boa parte do tempo, de modelo plataforma, os cenários são desenhados estilo ilustrações 2D. Com cores vivas e design que por vezes lembra pintura, OXENFREE II acerta em todas as frentes de sua concepção.
Eu curti o game no Nintendo Switch e tudo fluiu muito bem. Poucas vezes eu perdi algum diálogo, problema que só aconteceu quando alguma cutscene surgiu exatamente no momento que eu estava selecionando uma resposta. Fora isso, não tive nenhum bug.
Apesar de ser uma continuação, não é obrigatório ter jogado o primeiro game para curtir o segundo. Dessa forma, OXENFREE II se torna bem abrangente, nada restritivo.
VEREDITO
Com uma trama envolvente e repleta de plots interessantes, OXENFREE II: Lost Signals é exemplo de jogo narrativo que sabe balancear diálogos e ação em uma gameplay bem executada.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer:
Ficha técnica de OXENFREE II: Lost Signals
Lançamento: 12 de julho de 2023
Desenvolvido por: Night School Studio
Publicado por: Netflix
Plataformas: Nintendo Switch, PC (Steam), Playstation 4 e 5 e Mobile (iOS e Android via Netflix)
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, Simulador, Narrativo
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Russo
Preço: R$ 101,24 (Steam, Nintendo Switch), R$104,90 (Playstation 4 e 5), Grátis no mobile para assinantes Netflix