More

    REVIEW – My Friendly Neighborhood une terror com exploração de forma espetacular

    My Friendly Neighborhood é um game de aventura de sobrevivência e horror desenvolvido por John e Evan Szymanski e publicado pela DreadXP.

    No jogo você será o funcionário Gordon, que é contratado para desativar a antena de transmissão de um antigo estúdio de TV, pois de um dia para o outro episódios de My Friendly Neighborhood – um programa inspirado em Vila Sésamo – começaram a ser veiculados por cima da programação normal.

    Ao chegar no local, porém, você descobre que não são episódios antigos que estão passando na TV, e que os vizinhos não são tão legais quanto mostravam as propagandas… Se você não quiser ficar preso, é importante dançar conforme a música da vizinhança, recolher itens importantes e achar uma forma de desativar o sinal (sem morrer no caminho).

    Confira nosso review do game para PC (Steam).

    Análise de My Friendly Neighborhood

    Mistérios por todos os cantos, puzzles criativos acompanhados das vozes aterrorizantes de fantoches que só querem saber sobre o alfabeto… essa é a essência de My Friendly Neighborhood, um game completamente diferente de tudo que você já viu.

    Na pele do faz-tudo Gordon você terá que lidar com essas marionetes malucas enquanto tenta desvendar o porquê dos episódios do programa terem voltado a ser exibidos nos canais locais.

    Por não ser linear, você tem a possibilidade de explorar livremente o mapa de cada palco e bimboca escondida no estúdio do programa, resolvendo puzzles bem estruturados e que certamente o deixarão furioso quando algum pestinha chegar e você perder todo o seu progresso, já que o jogo não salva automaticamente.

    My Friendly Neighborhood é desafiador, divertido e, principalmente, autêntico. É impossível não se pegar repetindo as frases que as marionetes ficam proferindo em tempo integral, ou sentir um medo inexplicável quando uma delas começa a gargalhar do nada, como se fosse enviada por alguma entidade demoníaca.

    Créditos: Divulgação / DreadXP

    Por não ter salvamento automático, o jogo acaba sendo um pouco mais longo, porque você precisa retornar aos pontos específicos de save e ter moedas disponíveis para efetivamente salvar o progresso. Seu espaço de itens também é bem limitado, então pode acontecer de você não ter moedas suficientes e ter que ir na garra e na coragem.

    Os itens são elementos ainda mais legais do jogo. Nada segue o típico shooter com armas super poderosas. Aqui você tem um taquígrafo, que joga letras do alfabeto contra as marionetes, ou uma arma chamada romancista que enfia roteiros goela abaixo dessas criaturas malignas.

    Eu curti boa parte do game com controle, mas confesso que a mira é bem ruim. Às vezes é difícil acertar as marionetes de forma que elas saiam voando, missão que é bem mais fácil com o mouse. Porém, eu achei que jogar com mouse e teclado é bem estranho, então vai muito da preferência de cada jogador.

    Uma adição que seria interessante é a possibilidade de retornar num save mais antigo, o que hoje não existe. Aconteceu de eu acabar seguindo por um caminho que não era o que eu deveria fazer, salvar e me dar conta só depois. No fim, tive que voltar tudo sem munição e com pouquíssima vida, no melhor estilo Chuck Norris vs Marionetes, apenas confiando no potencial da minha chave inglesa. Essa possibilidade pelo menos seria uma oportunidade de recomeçar do caminho correto.

    Créditos: Divulgação / DreadXP

    O mundo de My Friendly Neighborhood é super bem construído e o jogo mal possui bugs, o que eu achei uma experiência fantástica. Existem diversos roteiros, matérias de revistas e outros itens que criam um contexto muito interessante para a história do jogo, valorizando ainda mais a gameplay para quem é complecionista.

    Mas o grande ponto alto é o trabalho de som, pois os diálogos são incrivelmente provocativos e tornam toda a sua jogatina ainda mais… tensa.

    Em inúmeras ocasiões você não consegue ver as marionetes, mas ouve o que elas estão falando, e é desesperador não saber de onde o barulho está vindo. É uma sensação de urgência constante, o que torna toda a gameplay ainda mais interessante.

    Para aqueles que são craques em jogos de tiro de primeira pessoa, My Friendly Neighborhood pode não ser um game muito desafiador. É possível finalizar a história principal em aproximadamente 4 horas, e se você for do tipo complecionista, 11 horas serão o suficiente para concluir tudo.

    My Friendly Neighborhood possui ainda outros modos jogo depois que você finaliza a jornada normal, o que acaba dando mais gás para aqueles que não querem parar de curtir a experiência.

    Veredito

    My Friendly Neighborhood é uma exploração divertida e alucinante. Com personagens engraçados, mas assustadores ao mesmo tempo, e uma criatividade ímpar, é um dos games mais divertidos de 2023.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Ficha técnica de My Friendly Neighborhood

    Lançamento: 18 de julho de 2023

    Desenvolvido por: John e Evan Szymanski

    Publicado por: DreadXP

    Plataformas: PC (Steam)

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Ação, Aventura, Indie

    Idiomas: Inglês, Português (Brasil), Francês, Italiano, Japonês, Alemão, Coreano, Polonês, Russo, Chinês, Turco e Espanhol

    Preço: R$ 88,99

    spot_img

    Artigos relacionados