More

    REVIEW – Mineko’s Night Market é lindo, mas sua performance deixa a desejar

    Mineko’s Night Market chegou para Nintendo Switch e PC no dia 26 de setembro depois de oito anos de desenvolvimento. Distribuído pela Humble Games e desenvolvido pela Meowza Games, o jogo foca na personagem principal Mineko que se muda para uma nova cidade com seu pai.

    Mineko precisa enfrentar todos os percalços para recomeçar a vida em uma cidade onde ela não conhece ninguém. Localizada em uma ilha na base do Monte Fugu, a cidade tem passado por dificuldades há bastante tempo, com poucos moradores e o mercado noturno cada vez mais vazio.

    Conforme a gameplay se desenrola, você conhece um pouco mais da cultura local, que venera o Gato do Sol, Nikko. A ilha como um todo possui muitos gatinhos e você pode fazer carinho neles a hora que quiser.

    Após alguns acontecimentos recentes mostrarem que talvez o mito de Nikko seja real, Mineko se vê envolvida em uma aventura que ela nunca havia imaginado!

    Mineko’s Night Market ainda será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S em 26 de outubro de 2023. Nós tivemos a oportunidade de curtir o game no Nintendo Switch. Confira nosso review sem spoilers da trama.

    Análise de Mineko’s Night Market

    Mineko’s Night Market era um dos jogos que eu estava mais ansiosa para curtir esse ano. Desde o primeiro anúncio do game, a possibilidade de poder curtir uma ilha cheia de gatinhos e ter várias missões de craft para fazer me chamaram muito a atenção, o que fez o jogo permanecer na minha wishlist por um bom tempo.

    Pois bem, depois de vários atrasos, Mineko’s Night Market finalmente foi lançado. Foram oito longos anos de desenvolvimento e o game teve seu lançamento diretamente para Nintendo Switch e PC. Eu poderia ter jogado no PC, mas optei pelo Nintendo Switch, pois esse game é a cara do console.

    Infelizmente, Mineko’s Night Market é muito mal otimizado no console, e me dói muito ter que dizer isso. Existem loads que duram longos minutos e aparecem em diversas ações que você deseja fazer durante a gameplay.

    Quer entrar na sua casa? Loading eterno. Quer sair da sua casa? Loading eterno. Andar de ônibus? Ir na lojinha da cidade? Entrar no night market? Se prepare para os loads que não acabam nunca.

    Essa realidade do game é muito triste, porque ele possui uma história super interessante e diversas atividades a serem feitas. Mineko’s Night Market é visualmente lindo, pois possui gráficos que lembram muito um desenho feito a mão.

    REVIEW - Mineko's Night Market é lindo, mas sua performance deixa a desejar
    Créditos: Divulgação / Humble Games

    Todos os detalhes, seja de itens, roupinhas, cenários e afins, são belíssimos e é possível perceber que houve um cuidado estético muito grande em construir esse universo cozy.

    A trilha sonora, então, nem se fala. Mineko’s Night Market possui uma trilha sonora maravilhosa, extremamente cozy e que realmente consegue embalar os momentos da jogatina de uma forma prazerosa.

    Toda a história, inspirada pela cultura japonesa, também é adorável. O game acha espaço para explorar a relação de Mineko com seu pai, a responsabilidade que ela tem que carregar para ajudar o pai desempregado e outros pontos da sua adolescência. Sua trama foca muito na importância das relações, em ajudar outras pessoas e no senso de comunidade.

    Ter Nikko, um gato gigante, como um deus a ser cultuado também é uma proposta muito legal. Você pode pedir a ajuda de Nikko para conseguir itens para você, o que acaba facilitando muito na hora de craftar itens, e é possível ter momentos super inspiradores ao lado dele.

    Entretanto, nos pontos que o game acerta, principalmente em um jogo nesse estilo que o visual e a trilha contam muito, ele erra em outros que poderiam ser facilmente evitados. Por exemplo, existem poucos diálogos explicativos para algumas ações que você precisa concretizar, o que pode fazer você ficar horas tentando achar uma solução para algo relativamente simples.

    Para fazer uma tintura (blue dye, red dye e afins), você precisa usar a função squeeze em um peixe e terá como resultado esse item. Entretanto, não há nenhum reforço desta instrução nos NPCs que você acessa próximo ao píer, o que pode deixar o jogador trancado em uma missão que necessite do item.

    REVIEW - Mineko's Night Market é lindo, mas sua performance deixa a desejar
    Créditos: Divulgação / Humble Games

    Os itens de garrafa d’água, tal qual como no Animal Crossing, possuem receitas dentro. Entretanto, o jogo não fala isso em nenhum momento, e é algo que também não tem apelo visual para que você saiba que a função existe. Tudo pode ser descoberto, obviamente, mas são explicações simples que poderiam aparecer quando você desbloqueia algum item.

    Outro ponto que torna o jogo super vagaroso é que você não pode viajar de um ponto a outro do mapa a qualquer momento. Você obrigatoriamente precisa retornar até a sua casa e, só depois, pegar o ônibus novamente para ir a outra parte da ilha. Então, se você está no pier e quer ir para a floresta, não é possível. Acrescente aí uns 5 minutos só de loading durante as viagens e você já perdeu um bom tempo de jogo.

    Essas viagens são muito importantes para que você consiga farmar, criar itens e vender no night market ou na loja na cidade. Afinal, progredir no jogo é muito caro, num nível Tom Nook de farming mercenário. Então, se você gasta boa parte do jogo tendo que ir e voltar para a ilha, para só depois rumar para outro lugar, você acaba perdendo muito tempo e paciência.

    A progressão de stamina também demora muito e sem motivo algum. Você começa o jogo com apenas um coração e, se você pega 5 bolinhas de pelo de gato no chão, a sua energia simplesmente acaba. Com isso, ou você come alguma coisa e recupera parte da stamina, ou você tem que voltar para sua casa e dormir.

    Entretanto, depois de horas de jogo é que você consegue liberar um mísero coração. O segundo coração ajuda bastante, pois você consegue farmar por mais tempo, mas não é um processo muito lógico se comparado a qualquer outro jogo em que se tem progressão de habilidades.

    Esses pequenos problemas acabam tornando Mineko’s Night Market muito difícil de aproveitar no Nintendo Switch. Pelo que eu pude perceber, o jogo está melhor otimizado no PC, o que acredito que possa ser uma melhor opção para quem quer muito conferir o game.

    Um patch de correção pode facilmente resolver boa parte desses problemas e tornar Mineko’s Night Market em uma ótima experiência no Nintendo Switch, afinal o jogo tem tudo para ser um sucesso na plataforma.

    É um jogo que tem um humor super legal, com piadas que realmente funcionam; gráficos lindos e uma história instigante, mas a jogabilidade realmente torna a experiência muito difícil no Nintendo Switch, infelizmente.

    Veredito

    Se você quer dar uma chance para Mineko’s Night Market talvez seja interessante esperar um patch de atualização para o Nintendo Switch ou jogar no PC. No atual estado, infelizmente o game não possui uma experiência boa no console, o que é uma pena, pois o título combina demais com o catálogo do Nintendo Switch.

    Apesar dos problemas de performance no console, Mineko’s Night Market tem ótimas ideias, uma trama super interessante e bons minigames. Além de tudo, você pode brincar com gatinhos, competir e vender itens no night market e curtir experiências em várias áreas do mapa.

    É um ótimo jogo, mas realmente precisa de um carinho um pouco maior no Nintendo Switch.

    Nossa nota

    3,2 / 5,0

    Assista ao trailer de Mineko’s Night Market:

    Ficha técnica de Mineko’s Night Market

    Lançamento: 26 de setembro de 2023 / 26 de outubro de 2023

    Desenvolvido por: Meowza Games

    Publicado por: Humble Games

    Plataformas: PC, Mac e Nintendo Switch (26/09); PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S (26/10)

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: RPG, Aventura

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês, Russo

    Preço: R$ 59,99 (PC), R$ 117,45 (Nintendo Switch), PlayStation e Xbox (preços ainda não divulgados).

    spot_img

    Artigos relacionados