More

    REVIEW – Cuisineer mistura gameplay cozy e roguelike de forma efetiva

    Cuisineer é um jogo roguelike e de gerenciamento desenvolvido pela BattleBrew Productions e distribuído por Marvelous! XSEED Games. O game chegou para PC em 9 de novembro e ainda não há previsão para que ele seja lançado nos consoles.

    Na história você jogará como Pom, uma aventureira que retorna a sua cidade natal para visitar sua família. Ela descobre que seus pais decidiram dar a volta ao mundo e abandonaram seu restaurante.

    Com muitas dívidas em aberto, o restaurante pode ser tomado pelo governo. Dessa forma, Pom resolve reabrir o restaurante e, para isso, precisa aprender receitas e trazer a clientela de volta ao local.

    Confira nossa crítica completa do game para PC.

    Análise de Cuisineer

    Desde o primeiro trailer, eu me apaixonei totalmente pela ideia de Cuisineer. Os gráficos fofos, o estilo cozy e a possibilidade de fazer inúmeras receitas em um restaurante próprio me animaram bastante. Confesso que a parte roguelike do game não me chamou muito a atenção no primeiro momento, mas tudo mudou quando eu finalmente pude testar o jogo.

    A XSEED Games gentilmente cedeu uma chave de Cuisineer pra gente, e eu tive a oportunidade de explorar o vasto universo do game. Na história, você controla a personagem Pom e precisa caçar os ingredientes das receitas do restaurante nas masmorras próximas à cidade. Conforme você avança nas suas missões, mais masmorras são desbloqueadas, o que resulta em novas receitas e novos itens.

    Quero começar falando dos diálogos e dinâmicas entre personagens. Cuisineer possui uma cidade bem robusta, com diversos vendedores que se revezam conforme o calendário da cidade. Você pode comprar itens de diversos segmentos, desde vestuário até plantas para decoração.

    Para upar os seus itens, existem opções de combinar receitas e itens, a fim de proporcionar às suas armas uma melhoria de poderes. Ao misturar uma determinada receita (exemplo, um pão) num caldeirão junto com a espátula que você usa para matar inimigos, essa arma ganhará um novo poder especial.

    A ideia do jogo em sempre condicionar o uso das receitas nas mais diversas frentes da história é algo super positivo, porque mostra que o restaurante não é apenas para você “coletar moedas”. Você precisará dessas receitas para outras ações no ecossistema do jogo, o que te obriga, de certa forma, a explorar melhor a cidade e os vendedores disponíveis nela.

    Créditos: Divulgação / XSEED Games

    É por meio dos diálogos com NPCs que você irá desbloquear novas receitas diferentes. Essas receitas atraem novos clientes e rendem mais dinheiro, então completar essas side quests acaba tendo um resultado bem positivo. Obviamente você não é obrigado a fazer tudo, mas aceitar e executar essa missão traz benefícios importantes.

    Jogabilidade nas masmorras

    As masmorras são áreas onde você derrota inimigos e consegue ingredientes em troca. Esses inimigos podem ser desde galinhas e búfalos até bichos estranhos que se transformam em queijo e brócolis.

    O sistema nas masmorras é feito em níveis, então cada andar possui inimigos que vão aumentando de dificuldade conforme você sobe. Em alguns mapas, você encontrará áreas de arena que se fecham automaticamente e que você só poderá sair após derrotar todos os inimigos.

    Cada masmorra possui biomas específicos, então você encontrará itens distintos para melhorar as suas receitas em cada uma delas. Para liberar novas masmorras você precisa pagar as dívidas com o contador local e, ao fazer isso, uma nova área do mapa será desbloqueada (e você terá uma nova dívida para pagar).

    As suas armas também vão melhorando conforme você habilita uma nova masmorra. Você já começa a empreitada recebendo um novo item com poderes que combinam com o bioma do local.

    Créditos: Divulgação / XSEED

    As batalhas roguelike funcionam muito bem e eu não tive nenhum problema com bugs. O jogo também não travou em nenhum momento e todos os combates se desenrolaram de forma fluida.

    O modelo de dungeon foi muito bem pensado, com o mapa sofrendo pequenas alterações todas as vezes em que você retorna para as masmorras. Dessa forma, você sempre é surpreendido durante a sua exploração.

    A quantidade de itens que você encontra nas partidas é bem volumosa, o que acaba incentivando que você venda mais refeições no restaurante e consiga upar mais facilmente sua bag e cinto de recuperação de vida. Desta forma, você vai ampliando não só o tempo que consegue ficar em batalha, como também os itens que consegue guardar na bolsa.

    Gameplay viciante

    A gameplay de Cuisineer possui muito fator replay, o que acaba tornando o jogo extremamente viciante. Quando você percebe, já jogou muitas horas e o tempo passou voando, e essa sensação é ainda maior enquanto você está no restaurante.

    Acredito que exista também um ponto muito positivo nas customizações do restaurante, que é o fato de você poder upar o local sem ter que esperar um tempo equivalente ao do mundo real. Passando apenas um dia no jogo – é, literalmente, só dormir e acordar no outro dia -, o seu restaurante já está aprimorado, com mais espaço para novas mesas e móveis.

    Créditos: Divulgação / XSEED Games

    Essa praticidade faz com que você queira trabalhar mais, fazer mais dinheiro, aumentar o espaço mais rapidamente e, como consequência, conseguir mais clientes e novas receitas. Afinal, cada novo fogão, mesa de preparação de comida ou outro móvel desse tipo que você acrescenta no restaurante, libera mais opções de pratos e de clientes.

    Mas, claro, é importante levar em consideração o tempo disponível para realizar essas tarefas. Se você vai para as masmorras, independente de quanto tempo fique por lá, retornará por volta das 22 horas, sendo que o seu personagem tem que ir dormir próximo das 23 horas.

    Você também não pode ir para as masmorras depois das 18 horas, pois o jogo já considera um turno muito tarde para essa atividade. Portanto, lidar com essas limitações de horários também faz parte dos desafios do game, o que torna atingir alguns objetivos bem mais complicado.

    Desta forma, Cuisineer consegue ser um jogo bem completo e equilibrado, tanto no gerenciamento do restaurante e nas interações na cidade, quanto na caça e combate nas masmorras. Tudo isso com uma trilha cozy fofíssima e design super charmoso.

    Veredito

    Repleto de missões, receitas e combates, Cuisineer é uma grata surpresa entre os jogos de 2023. Combinando muito bem os elementos roguelike, de simulação e gerenciamento, o jogo possui uma gameplay viciante e surpreendente. Vale a pena conferir.

    Nossa nota

    4,3 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Cuisineer

    Lançamento: 9 de novembro de 2023

    Desenvolvido por: BattleBrew Productions

    Publicado por: Marvelous! e XSEED Games

    Plataformas: PC

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Casual, RPG, Simulação, Roguelike

    Idiomas: Português, Inglês, Chinês, Francês, Alemão, Espanhol, Japonês, Coreano,

    Preço: R$ 79,99

    spot_img

    Artigos relacionados