More

    CRÍTICA – Conflitos adolescentes e muita diversão em Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá!

    Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá, é um longa original da Netflix baseado no livro homônimo de Fiona Rosenbloom (pseudônimo de Amanda Stern), publicado em 2005. Com direção de Sammi Cohen e roteiro de Alison Peck. No elenco estão Sunny Sandler, Samantha Lorraine, Adam Sandler, Idina Menzel e Sadie Sandler.

    Sinopse Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá

    Stacy (Sunny) e Lydia (Samantha) são amigas que sempre sonharam em ter suas próprias festas de bat mitzvah incríveis. Porém, quando elas começam a planejar suas festas, as coisas acabam se complicando de uma forma bem inesperada. Um garoto popular e os intermináveis dramas do colégio ameaçam colocar cada um dos planos e amizades das duas em risco.

    Análise

    Uma das idades mais complicadas para uma menina com certeza são os 13 anos. É justamente aquela fase onde você ainda é criança demais para usar salto alto, por exemplo, mas já é adulta para entender o peso de suas ações e decisões. Em Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá!, Stacy (Sunny Sandler), uma adolescente judia, está passando por esse momento estressante, mas ao mesmo tempo encantador da vida.

    Enquanto se prepara para sua cerimônia e principalmente para a festa dos sonhos, a jovem precisa amadurecer e entender que com a idade também vem os altos e baixos da vida.  

    Vivendo no subúrbio de uma próspera comunidade judaica, Stacy mora com sua irmã mais velha Ronnie (Sadie Sandler) e seus pais, Danny (Adam Sandler) e Bree (Idina Menzel). A família até compreende as angústias de Stacy, mas a garota nunca é levada tão a sério – já que todos sabem como essa idade pode ser insuportável e cheia de dramas adolescentes. Felizmente, Stacy tem como companhia a melhor amiga Lidia (Samantha Lorraine), ambas planejam seus Bat Mitzvá desde crianças e esperam ansiosas.  

    O longa se sustenta em volta da relação entre Stacy e Lidia, a dupla protagoniza aquele tipo de amizade inseparável e cheia de apoio mútuo. Mas, quando Stacy passa por uma situação embaraçosa na frente dos colegas da escola e sua melhor amiga começa a andar com as garotas populares, o vínculo entre elas é abalado.

    Para piorar, Lidia engata um namoro com o crush de Stacy, Andy (Dylan Hoffman). São acontecimentos que significam a morte para qualquer garota de 13 anos e Stacy não mede esforços para deixar evidente seu descontentamento, sendo até mesmo cruel com a amiga. 

    A diretora Sammi Cohen leva o filme em tom cômico, mas também com uma extrema sutileza e carinho para com a protagonista. Stacy nunca é julgada pelos seus atos mais do que as próprias pessoas a sua volta o fazem, o que o filme quer é que olhemos para as imaturidades da jovem e nos lembramos das nossas –  seja nas cenas divertidas ou nas constrangedoras. Parte disso vem do roteiro certeiro de  Alison Peck que soube captar muito bem os clichês das comédias adolescentes sem abrir mão da doçura do tema. 

    Um dos grandes fatores para o sucesso de Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá! também tem haver com o seu elenco, o filme que conta com toda a família Sandler é a primeira estreia de Sunny Sandler como protagonista. É interessante que a presença de Adam Sandler seja exatamente a de um pai presente que está interessado na vida de suas filhas. Além do ator, sua esposa Jackie Sandler também está no filme como a mãe de Lidia. Por trás de toda ficção e com uma pitada de nepotismo, o longa é genuinamente um suporte familiar à carreira de Sunny – que por sua vez, se sai muito bem no papel. 

    Por último, é fascinante que cada vez mais os filmes adolescentes tragam outras culturas para suas histórias – ainda que sob o olhar norte-americano. Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá! apresenta a vivência judaica da geração Z, onde a tradição e a modernidade coexistem.

    Nesse sentido, Sarah Sherman como uma rabina que dá conselhos para Stacy sobre fazer o bem e ser uma boa pessoa eleva a discussão do filme sobre o quão complicado pode ser a adolescência. De certa forma, a protagonista cumpre com o seu dever religioso e aprende as suas lições, sem deixar de lado todo o seu apreço pelas coisas divertidas e bobas da idade. 

    Veredito

    Você Não Tá Convidada Pro Meu Bat Mitzvá! trata-se de um ótimo filme sobre aprendizados na adolescência, com um ótimo teor cômico e com um elenco divertido, é aquele filme para assistir sem preocupações.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados