Pinóquio é uma animação que tem a direção do mestre Guilhermo Del Toro e está disponível no catálogo da Netflix. O longa foi indicado na categoria de Melhor Animação em Longa Metragem no Oscar 2023.
Sinopse
Gepeto e seu filho vivem no período da Segunda Guerra Mundial de forma pacata, trabalhando duro e de forma honesta.
Após uma tragédia terrível, o velho carpinteiro decide acabar com sua solidão criando um boneco de madeira que acaba ganhando vida chamado Pinóquio, que vai passar por uma jornada de descobrimento e amadurecimento.
Análise de Pinóquio
Pinóquio talvez seja uma das obras da Disney que teve mais adaptações ao longo dos anos. Só em 2022 foram duas quase que ao mesmo tempo, o que pode causar um certo cansaço no público.
Entretanto, Del Toro conseguiu trazer uma obra bem diferente do que estamos acostumados, com uma história emocionante de amadurecimento de personagens, uma vez que agora até o velho Gepeto recebe um arco para ser desenvolvido.
Começando pela direção, é impressionante o trabalho magnífico em stop motion que foi feito aqui. Cada detalhe foi pensado, dando um aspecto de gastura, pois temos uma guerra que assola a população e por meio de simbologia, Pinóquio é cru e cruel.
As criaturas fantásticas criadas pelo excelente cineasta mais uma vez conseguem ser marcantes, belas e, ao mesmo tempo, góticas, sombrias. As texturas deixam os cenários reais, o que faz de Pinóquio um espetáculo visual.
Sobre o texto, há uma reflexão muito poderosa sobre a finitude da vida e sobre como vivemos nosso dia a dia. Por muitas vezes, a nossa história pode ser difícil, dura, mas podemos ser gratos pelos momentos bons e simplicidade das coisas. O nosso protagonista Pinóquio é ingênuo, quase que literal em tudo que pensa ou faz, contudo, ainda consegue ser malandro e sábio.
Além disso, há uma crítica inteligente sobre como a corrupção do homem pode entrar em diversas esferas, seja na política, religião ou na economia. Colocar figuras religiosas ao lado de militares fascistas e empresários gananciosos foi uma sacada perspicaz do roteiro, o que coloca em xeque o ódio e a busca por poder quase que de forma bruta.
De negativo, apenas algumas conveniências que levam personagens do lado A ao B porque a trama necessita disso, todavia, nada que comprometa a experiência encantadora do longa.
Veredito
Pinóquio é uma experiência fantástica e reflexiva sobre a vida. Cada momento nos faz pensar sobre quem somos e qual é o legado que queremos deixar, isso tudo com uma estética magnífica de um diretor que sabe muito o que faz.
4,3/5,0
Confira o trailer:
Publicação relacionada: Onde assistir aos filmes e documentários indicados ao Oscar 2023