More

    CRÍTICA – O Natal do Bruno Aleixo aprofunda personagem nas telonas

    O Natal do Bruno Aleixo é a nova produção sobre o humorista ranzinza e desbocado que ganhou popularidade mundo afora. O radialista e apresentador português, que tinha como sonho ser imigrante em Coimbra, retorna neste especial inspirado em Um Conto de Natal, de Charles Dickens.

    O filme já está disponível nos cinemas de todo o Brasil. Confira nossa crítica sem spoilers da produção.

    Sinopse de O Natal do Bruno Aleixo

    Ninguém odeia o Natal mais que Bruno Aleixo. Assombrado por amargas recordações de presentes sem graça e péssimas ceias em família, ele se recusa a enfrentar mais uma temporada de festas de fim de ano. Conseguirá o espírito de Natal abrir o seu coração para as alegrias do amor e da partilha?

    Análise

    O Natal do Bruno Aleixo leva o humor peculiar e repleto de ranço do personagem para as telas do cinema. Inspirado na obra de Charles Dickens, Bruno se vê preso entre suas memórias natalinas, revivendo momentos bons e ruins ao longo de sua vida.

    Os personagens do Programa do Aleixo já são amplamente conhecidos pelo público, principalmente aqui no Brasil. Bruno, o personagem principal, começou com um pequeno quadro no YouTube contando suas peripécias na escola.

    Com piadas sobre querer ser imigrante em Coimbra (ele nasceu lá), e confusões com seu amigo Vasco e irmão Toninho, Bruno cresceu em popularidade e ganhou até uma família brasileira, ampliando ainda mais o seu público por aqui.

    CRÍTICA - O Natal do Bruno Aleixo aprofunda personagem nas telonas
    Créditos: Divulgação / Risi Film Brasil

    Conforme o personagem ganhava cada vez mais audiência, outros formatos com ele foram ganhando forma, adicionando os personagens Busto, Renato Alexandre, Bussaco, Dr. Ribeiro. O Natal do Bruno Aleixo é o segundo longa a chegar às telonas, sendo o primeiro O Filme do Bruno Aleixo, lançado em 2020.

    Mesmo que essa produção seja adaptação de uma série, as esquetes funcionam muito bem no formato longa-metragem. Com 91 minutos de duração, cada memória de Bruno é animada com traços distintos, mesclando desenhos diferentes e trazendo dinamismo para a trama.

    Apesar do tempo de tela ser bem dividido entre os personagens, é fato que Bruno é quem mais chama atenção e tem os melhores momentos da história. Nas cenas em que ele não faz parte, sua ausência é sentida, mas nada que estrague a experiência.

    O fato de Busto, Bussaco e Dr. Ribeiro terem características tão distintas (um deles é um médico com uma doença que o torna invisível), torna a produção ainda mais engraçada. Embora Dr. Ribeiro seja o que mais tenha aprofundamento dentre os coadjuvantes, Busto, Renato Alexandre e Bussaco também tem seus momentos.

    CRÍTICA - O Natal do Bruno Aleixo aprofunda personagem nas telonas
    Créditos: Divulgação / Risi Film Brasil

    A produção alcança seu objetivo de mostrar um outro lado de Bruno que, ao longo do Programa do Aleixo, pouco se aprofunda em seu passado. No filme, acompanhamos Bruno lidando com seus familiares e externando traumas da infância, o que apresenta, por meio de situações bizarras, as nuances que levaram o personagem a ser da forma que o conhecemos.

    Apesar de derivar de outros formatos, o Natal do Bruno Aleixo não é limitante. Portanto, aqueles que nunca ouviram falar desse universo poderão aproveitar o filme sem problemas e podem, até mesmo, se interessar em conhecer mais sobre esse cachorro/urso e sua trupe de amigos exóticos.

    Veredito

    Para os fãs do personagem, O Natal do Bruno Aleixo é um ótimo complemento para as narrativas já estruturadas nesse universo. Já para quem nunca teve contato com os personagens, o filme é uma boa comédia, com esquetes redondinhas repletas de histórias pitorescas.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer de O Natal do Bruno Aleixo:

    spot_img

    Artigos relacionados