Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1, mais conhecido como Missão Impossível 7, será lançado oficialmente no Brasil em 13 de julho de 2023. Apesar disso, o novo longa estrelado por Tom Cruise já contou com exibições especiais no país antes do lançamento.
Missão Impossível 7 conta com a direção de Christopher McQuarrie e roteiro do diretor em parceria com Erik Jendresen. Essa primeira parte do sétimo filme da franquia tem a duração de 2h43min.
Confira a crítica logo após a sinopse.
Sinopse de Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1
Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe embarcam em sua missão mais perigosa: rastrear uma nova arma aterrorizante que ameaça toda a humanidade antes que caia em mãos erradas.
Com o controle do futuro, o destino do mundo em jogo e as forças sombrias do passado de Ethan se aproximando, uma corrida mortal ao redor do globo começa. Confrontado por um inimigo misterioso e todo-poderoso, o protagonista é forçado a considerar que nada pode importar mais do que sua missão – nem mesmo a vida daqueles com quem ele mais se importa.
Análise de Missão Impossível 7
A cada novo Missão Impossível temos o agente Ethan Hunt sendo designado a resolver alguma ameaça de nível global. E sempre, de algum modo, a franquia aborda algum elemento de nossa realidade.
Dessa forma, em Missão Impossível 7 Ethan Hunt tem que enfrentar uma Inteligência Artificial (IA) que faz com que quem a possua seja uma grande ameaça. Essa IA seria uma versão fullpower do ChatGPT, capaz de ser um risco ao nosso planeta.
O enredo do filme segue essa corrida contra o tempo para que Ethan Hunt impeça que a tecnologia caia em mãos erradas. Ao longo das 2h43min temos um excelente filme de ação que, apesar dos bons clichês dos filmes de espionagem, ainda assim é prolífero e frenético. Isso sem falar das reviravoltas empolgantes, que deixam tudo ainda mais divertido.
Apesar desse ser o sétimo filme, a franquia não se apresenta desgastada e segue com o personagem principal que não adota o arquétipo de espião que já passou do seu tempo. Pelo contrário, o enredo não segue esse lado piegas e constrói um personagem que se apresenta experiente a cada nova missão.
Isso tudo mostra que Tom Cruise, mesmo com 61 anos, ainda tem fôlego suficiente para seguir interpretando Ethan Hunt.
O grande destaque vai para a direção de Christopher McQuarrie. O diretor se tornou um dos grandes diretores de ação de sua geração e já cravou que cada novo filme será uma experiência extraordinária.
Em relação ao roteiro de McQuarrie e Erik Jendresen, o texto é bem escrito e a forma como a IA faz parte do enredo central é muito interessante. No entanto, a narrativa à primeira vista pode ser confusa para quem não está acompanhando o avanço das Inteligências Artificiais no dia a dia global.
Outro destaque vai para as cenas de ação, que são simplesmente de tirar o fôlego.
Ainda que o marketing tenha vendido apenas o Tom Cruise pulando de um penhasco de motocicleta e paraquedas, o filme tem diversas cenas que são surpreendentes, mas a maneira que a edição do filme realiza para chegar no clímax da cena do penhasco é excelente.
As cenas de Missão Impossível 7 são dignas de terem saído da série de jogos Uncharted. De fato, MI7 foi o Uncharted que Tom Holland não conseguiu entregar.
Apesar dessa ser a primeira parte do filme, fique tranquilo, pois o enredo se fecha de forma redonda e não termina deixando um cliffhanger como foi feito em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023), mas que ainda assim vai te deixar ansioso para assistir ao desfecho dessa aventura de Ethan Hunt em 2024.
Veredito
Missão: Impossível 7 – Acerto de Contas – Parte 1 é um excelente filme de ação que segue a todo vapor com Tom Cruise ainda impressionando, mesmo aos 61 anos. Apesar do filme ser excelente, o que de fato torna a franquia tão longeva são as loucuras e peripécias que o Sr. Cruise segue realizando.
4,5 / 5,0
Assista ao trailer de Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1: