Criada por Tina Fey, Lang Fisher e Tracey Wigfield, As Quatro Estações do Ano é uma minissérie de 8 episódios original da Netflix. Além de Fey, estão no elenco Will Forte, Kerri Kenney, Steve Carell, Colman Domingo, Marco Calvani e Erika Henningsen.
Sinopse de As Quatro Estações do Ano
Três casais do subúrbio passam férias juntos a cada temporada, mas surgem tensões quando um dos casais se separa e o marido leva uma mulher muito mais jovem para as viagens seguintes.
Análise
É indiscutível que Tina Fey é sinônimo de comédias deliciosas e piadas carregadas de sarcasmo. Sua nova série, As Quatro Estações do Ano, não poderia ser diferente. Além de produzir e escrever, Fey também atua no show, dando seu toque irreverente e único.
Junto com a comediante, compõem o elenco grandes nomes como Steve Carell e Colman Domingo, o que certamente dá um charme a mais para a produção, mas também exige uma maior qualidade, algo que põe em prova a sitcom.
As Quatro Estações do Ano não está totalmente desamparada. A série é uma adaptação de um filme homônimo de 1981, dirigido e escrito por Alan Alda (que até mesmo faz uma aparição rápida, porém marcante, no programa). É uma oportunidade de sair da curva, já que a maioria das produções de Fey são ideias originais com personalidades muito bem definidas. E talvez esse seja o maior desafio da minissérie: ter presença em meio a tantas séries de comédia.
A história acompanha um ano na vida de três casais de amigos. Uma vez a cada estação, eles fazem uma viagem juntos. Durante a primavera, na casa de campo do casal Nick (Steve Carell) e Annie (Kerri Kenney), ele informa os amigos que pretende se separar após 25 anos de um casamento acomodado.

A crise entre o casal coloca em xeque também as outras duplas. Todos passam a revisar seus casamentos na tentativa de não cair na mesma situação que Nick, ao passo que também tentam compreender o que levou o amigo a tal decisão.
Kate (Fey) e Jack (Will Forte), juntos desde a faculdade, são o típico casal que reclama, mas que de fato nunca se desgruda mais que alguns metros. Para Kate, Jack é muito complacente, e para Jack, Kate é muito mandona. Mas é essa relação que faz do casal ótimos juntos, ao ponto de irem para a terapia antes que as coisas piorem.
Do outro lado está Claude (Marco Calvani) e Danny (Colman Domingo), um casal homoafetivo que soma à narrativa perfeitamente. Claude é supercuidadoso, ao passo que Danny, mais descolado, busca por um espaço próprio.
Um dos pontos altos de As Quatro Estações do Ano é o fato de ser honestamente uma comédia sobre a meia-idade. Eles não têm mais tanta disposição para festas ou viagens super diferentes, precisam tomar remédios controlados e ter uma boa noite de sono. É quase criminoso que não se tenha tantas comédias assim, que discutem uma época da vida em que tudo que você mais quer é relaxar e falar mal dos outros.
Dito isso, para acrescentar à trama, surge Ginny (Erika Henningsen), a nova namorada 20 anos mais nova de Nick, que traz um pouco de conflito à dinâmica dos amigos. Um tanto sem personalidade no começo, mas que ao longo da minissérie vai ganhando mais nuances, ao ponto de compreendermos que ela realmente está se esforçando para se encaixar.
Nesse sentido, o que o show faz de melhor são as interações, desenvolvendo a dinâmica entre os personagens: o quanto eles são diferentes uns dos outros, mas parecem se complementarem como aquele tipo de amizade antiga que basta um olhar para saber o que o outro está pensando.
Apesar dos bons diálogos e das relações críveis, a série escorrega ao se apoiar demais em situações batidas: constrangimentos repetidos, piadas previsíveis, personagens que beiram o clichê. Em vez de mergulhar fundo nos conflitos reais — como o medo da solidão ou a reinvenção amorosa pós-50 —, ela às vezes opta pelo seguro.
Faltam, talvez, personagens mais disruptivos ou situações que nos tirem da zona de conforto. E isso faz com que, mesmo com bons momentos, a série pareça ficar um passo atrás de outras que já estão brincando melhor com o tema, como Grace and Frankie.
De qualquer modo, a produção de Fey já sai na frente por buscar representar uma idade que insistem em invisibilizar ou encantar artificialmente nas produções. E isso, sem dúvida, é corajoso.
Veredito
As Quatro Estações do Ano é uma série de comédia criada por Tina Fey que traz personagens de meia-idade para o centro da história, com um texto divertido e sarcástico que realmente proporciona boas risadas. . É verdade que dalta um pouco de ambição narrativa, mas já é revigorante assistir a um show onde os personagens não tem vinte e poucos anos.
3,5 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer: