Senna é uma minissérie original da Netflix e traz Gabriel Leone e Kaya Scodelario em seu elenco principal.
Sinopse
Conheça a trajetória de Ayrton Senna (Gabriel Leone), o maior piloto de Fórmula 1 da história do Brasil, desde sua ascensão, até seu final trágico.
Análise de Senna
Uma das grandes surpresas de final de ano da Netflix foi Senna, a minissérie que narra a trajetória do maior piloto brasileiro de Fórmula 1. A produção homenageia a memória de Ayrton Senna enquanto entrega um espetáculo no quesito produção. O diretor Vicente Amorim é enfático em sua visão: Senna é sobre o sonho de ser o melhor do mundo.
Logo no primeiro momento, a minissérie se propõe a preservar a memória do piloto. Desde sua infância na fábrica do pai, construindo karts de corrida, até as pistas automobilísticas, tudo é pensado para enfatizar a lenda que o brasileiro se tornou. Por isso, o tom lúdico nas cenas de Ayrton criança cria uma espécie de magia no ar, reforçando ainda mais a crença na personalidade marcante desse brasileiro.
A série segue mostrando Senna ingressando no mundo automobilístico, primeiro na Inglaterra, onde correu e venceu na Fórmula 3 (F3) e na Fórmula Ford — ligas menores do esporte que ajudaram a construir sua reputação. Visto como determinado e obstinado pela vitória, Senna conquistou o desafeto de algumas pessoas que interpretaram seu talento como uma ameaça à hegemonia europeia no automobilismo. Para os brasileiros, contudo, ele sempre foi um filho da pátria, aquele que enchia o país de orgulho onde quer que competisse.
É interessante como a minissérie contrapõe a vida de Senna dentro e fora das pistas. Enquanto ele ascendia cada vez mais em sua carreira, sua vida pessoal parecia ser um desafio. Desde o rompimento com a esposa até sua relação com a apresentadora Xuxa, parecia não haver espaço para relações afetivas. É fato, no entanto, que a produção deixa de lado algumas relações amorosas do piloto — o namoro com Adriana Gasliteu, por exemplo, não recebe o tempo de tela merecido.
A intenção da minissérie é mostrar como Senna vivia para as pistas. Nesse sentido, a série consegue transcender esse sentimento de maneira ímpar, sendo as cenas de corrida a alma do espetáculo. Contribui muito o trabalho do diretor de efeitos especiais, Marcelo Siqueira, que utilizou diversas técnicas nesses momentos. Desde imagens reais de corridas históricas, gravações feitas especialmente para a minissérie com dublês e carros cenográficos, até computação gráfica para recriar as pistas e os carros de Senna e de outros pilotos, como Prost, um dos grandes adversários do brasileiro.
Do mesmo modo, a caracterização dos personagens é fenomenal. Gabriel Leone, que já havia vivido um piloto em Ferrari (com um fim também trágico), se entrega por completo para interpretar Senna. O ator consegue captar não só os trejeitos do piloto, mas também seu emocional, tanto dentro quanto fora das pistas.
Além de Leone, Pâmela Tomé e Gabriel Louchard também se destacam ao dar vida a personalidades brasileiras. Contudo, uma das melhores personagens é, sem dúvida, a jornalista Laura Harrison (Kaya Scodelario). Apesar de fictícia, a personagem foi criada para representar a opinião da imprensa sobre as atitudes de Senna. Por isso, sua presença se torna tão relevante. Harrison é os olhos de uma geração que viu Senna se tornar o melhor da Fórmula 1.
Nesse sentido, a série traz um apelo nostálgico e emotivo muito forte ao relembrar momentos marcantes da carreira do piloto, além de retratar sua humanidade. O tom heroico consegue engajar até o público mais jovem e menos conectado com o automobilismo, gerando identificação e admiração. Não à toa, a minissérie já está ganhando destaque internacional com indicações, como no Critics’ Choice Awards. Isso não só atesta sua qualidade, mas também evidencia o potencial do audiovisual brasileiro em contar grandes histórias sobre grandes pessoas.
Veredito
Senna é um show de narrativa e produção. Ao contar a história de um dos maiores pilotos da Fórmula 1, a minissérie da Netflix não apenas perpetua a memória de Ayrton Senna, mas também reapresenta o piloto a milhares de brasileiros que não tiveram o prazer de vê-lo nas pistas. Trata-se de uma biografia potente que, ao escolher focar na lenda Senna, abre mão de explorar com maior profundidade sua vida pessoal para entregar uma história sobre um herói brasileiro.
4.5/5.0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer: