More

    CRÍTICA – Senna reacende a memória da lenda da Fórmula 1 com qualidade técnica impecável

    Senna é uma minissérie original da Netflix e traz Gabriel Leone e Kaya Scodelario em seu elenco principal.

    Sinopse

    Conheça a trajetória de Ayrton Senna (Gabriel Leone), o maior piloto de Fórmula 1 da história do Brasil, desde sua ascensão, até seu final trágico.

    Análise de Senna

    Uma das grandes surpresas de final de ano da Netflix foi Senna, a minissérie que narra a trajetória do maior piloto brasileiro de Fórmula 1. A produção homenageia a memória de Ayrton Senna enquanto entrega um espetáculo no quesito produção. O diretor Vicente Amorim é enfático em sua visão: Senna é sobre o sonho de ser o melhor do mundo.

    Logo no primeiro momento, a minissérie se propõe a preservar a memória do piloto. Desde sua infância na fábrica do pai, construindo karts de corrida, até as pistas automobilísticas, tudo é pensado para enfatizar a lenda que o brasileiro se tornou. Por isso, o tom lúdico nas cenas de Ayrton criança cria uma espécie de magia no ar, reforçando ainda mais a crença na personalidade marcante desse brasileiro.

    A série segue mostrando Senna ingressando no mundo automobilístico, primeiro na Inglaterra, onde correu e venceu na Fórmula 3 (F3) e na Fórmula Ford — ligas menores do esporte que ajudaram a construir sua reputação. Visto como determinado e obstinado pela vitória, Senna conquistou o desafeto de algumas pessoas que interpretaram seu talento como uma ameaça à hegemonia europeia no automobilismo. Para os brasileiros, contudo, ele sempre foi um filho da pátria, aquele que enchia o país de orgulho onde quer que competisse.

    É interessante como a minissérie contrapõe a vida de Senna dentro e fora das pistas. Enquanto ele ascendia cada vez mais em sua carreira, sua vida pessoal parecia ser um desafio. Desde o rompimento com a esposa até sua relação com a apresentadora Xuxa, parecia não haver espaço para relações afetivas. É fato, no entanto, que a produção deixa de lado algumas relações amorosas do piloto — o namoro com Adriana Gasliteu, por exemplo, não recebe o tempo de tela merecido.

    A intenção da minissérie é mostrar como Senna vivia para as pistas. Nesse sentido, a série consegue transcender esse sentimento de maneira ímpar, sendo as cenas de corrida a alma do espetáculo. Contribui muito o trabalho do diretor de efeitos especiais, Marcelo Siqueira, que utilizou diversas técnicas nesses momentos. Desde imagens reais de corridas históricas, gravações feitas especialmente para a minissérie com dublês e carros cenográficos, até computação gráfica para recriar as pistas e os carros de Senna e de outros pilotos, como Prost, um dos grandes adversários do brasileiro.

    Do mesmo modo, a caracterização dos personagens é fenomenal. Gabriel Leone, que já havia vivido um piloto em Ferrari (com um fim também trágico), se entrega por completo para interpretar Senna. O ator consegue captar não só os trejeitos do piloto, mas também seu emocional, tanto dentro quanto fora das pistas.

    Além de Leone, Pâmela Tomé e Gabriel Louchard também se destacam ao dar vida a personalidades brasileiras. Contudo, uma das melhores personagens é, sem dúvida, a jornalista Laura Harrison (Kaya Scodelario). Apesar de fictícia, a personagem foi criada para representar a opinião da imprensa sobre as atitudes de Senna. Por isso, sua presença se torna tão relevante. Harrison é os olhos de uma geração que viu Senna se tornar o melhor da Fórmula 1.

    Nesse sentido, a série traz um apelo nostálgico e emotivo muito forte ao relembrar momentos marcantes da carreira do piloto, além de retratar sua humanidade. O tom heroico consegue engajar até o público mais jovem e menos conectado com o automobilismo, gerando identificação e admiração. Não à toa, a minissérie já está ganhando destaque internacional com indicações, como no Critics’ Choice Awards. Isso não só atesta sua qualidade, mas também evidencia o potencial do audiovisual brasileiro em contar grandes histórias sobre grandes pessoas.

    Veredito

    Senna é um show de narrativa e produção. Ao contar a história de um dos maiores pilotos da Fórmula 1, a minissérie da Netflix não apenas perpetua a memória de Ayrton Senna, mas também reapresenta o piloto a milhares de brasileiros que não tiveram o prazer de vê-lo nas pistas. Trata-se de uma biografia potente que, ao escolher focar na lenda Senna, abre mão de explorar com maior profundidade sua vida pessoal para entregar uma história sobre um herói brasileiro.

    Nossa nota

    4.5/5.0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados