Os Banshees de Inisherin: Curiosidades sobre a produção

Os Banshees de Inisherin segue Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), dois homens com personalidades distintas que têm uma amizade de anos, até que Colm abruptamente decide colocar um fim na relação.

UMA AMIZADE COMO CENTRO DA TRAMA

“A história começa com uma porta sendo fechada sem um motivo aparente, e o rompimento desta relação traz sérias consequências”, explica Gleeson.  Para Pádraic, a decisão de Colm é impossível de ser entendida. Sua personalidade alegre e simples contrasta com o caráter sombrio e complexo de Colm..

O diretor Martin McDonagh estava em busca de uma história que pudesse reunir na tela os irlandeses Farrell e Gleeson, dois atores que apresentaram uma química muito especial que conquistou o público em “Na Mira do Chefe”.  

O RETORNO DE UMA DUPLA ICÔNICA

Desde então, os artistas mantêm uma estreita amizade fora das câmeras, e esse carinho e familiaridade estão evidentes em todas as cenas que dividem no novo filme. “Quando olhamos para eles, acreditamos completamente na história, que podem ter sido amigos durante muitos anos, o que torna tudo ainda mais triste”, comenta o produtor Graham Broadbent

O filme é ambientado em 1923, em plena guerra civil da Irlanda. Embora a pequena ilha pareça alheia ao que se passa no continente, com confrontos entre o Governo provisório e a República Armada Irlandesa (IRA) ], a tensão é sentida no outro lado do mar.

A GUERRA CIVIL IRLANDESA 

No entanto, o que acontece em Inisherin – a separação de Pádraic e Colm, e as crescentes divergências entre as outras pessoas da ilha – é um reflexo dos eventos do continente. “É uma história em que uma pequena guerra está acontecendo entre dois amigos, enquanto uma guerra maior está acontecendo lá fora”, observa McDonagh.  

Outro personagem central da história é Siobhán (Kerry Condon), a irmã mais nova de Pádraic. Após a norte de seus país há quase oito anos, Siobhán e Pádraic vivem sob o mesmo teto e compartilham todas suas experiências diárias. 

SIOBHÁN: A VOZ MAIS SÁBIA DA ILHA

“Siobhán sofreu muito, então há uma certa tristeza e solidão ao seu redor. Ela está presa. Pádraic a deixa um pouco louca, como todo irmão, mas ela é bastante maternal em relação a ele”, descreve Condon Siobhán é, talvez, a voz mais sábia da ilha. Ela está ciente das limitações desta comunidade e tem ambições que transcendem Inisherin.

Confira nossa crítica sem spoilers do filme