Essa é a série da Netflix que você deveria assistir agora

TRETA segue as consequências de um incidente de violência na estrada entre dois estranhos. Danny Cho (Steven Yeun), um empreiteiro fracassado, enfrenta Amy Lau (Ali Wong), uma empreendedora self-made com uma vida pitoresca. 

As apostas crescentes de sua rivalidade desvendam suas vidas e relacionamentos nesta série de comédia sombria e profundamente comovente. A produção possui 10 episódios com média de 30 minutos cada.

Steven Yeun e Ali Wong são atores muito conhecidos e prestigiados. Steven pode ser visto em filmes como Minari, Sorry to Bother You e Não! Não Olhe!, além de emprestar a sua voz para o herói perdedor Invencível na série de animação da Prime Video.

Já Ali Wong é uma atriz e humorista amplamente conhecida pelos títulos Big Mouth, Paper Girls, e Com Amor, Victor.  Ela também empresta sua voz para outras animações, como Tuca & Bertie, Recursos Humanos e Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica. 

De acordo com o criador e showrunner Lee Sung Jin, a minissérie foi inspirada em um acontecimento real. Em entrevista a Netflix ele explicou o ocorrido: "Alguém me fechou na estrada e, por algum motivo naquele dia, eu não usei o bom senso e impulsivamente decidi seguir esta pessoa".

"Eu realmente não tinha um plano definido, eu só queria que ele sentisse medo e deixar ele saber que não é certo fazer isso com as pessoas. Mas as coisas deram errado - certamente não como acontece com eles ao longo da série — e o que aconteceu naquela tarde acabou inspirando a criação de TRETA", disse.

Tematicamente, cada episódio da série é inspirado por uma citação de uma figura notável. São eles: “The Birds Don’t Sing, They Screech In Pain” (Werner Herzog) “The Rapture of Being Alive” (Joseph Campbell) “I Am a Cage” (Franz Kafka)

“Such Inward Secret Creatures” (Iris Murdoch) “We Draw a Magic Circle” (Karin, from 1961’s Through a Glass Darkly) “I Am Inhibited by a Cry” (Sylvia Plath) “The Drama of Original Choice” (Simone de Beauvoir) “The Great Fabricator” (Simone Weil) “Figures of Light” (Carl Jung)

A supervisora ​​musical Tiffany Anders (Cães de aluguel, Pen15) trabalhou em estreita colaboração com Lee Sung Jin para as escolhas musicais da série. Elas variam entre ser deliberadamente direto e engraçado nos primeiros episódios, a reflexivo e comovente nos seguintes.

Artistas como Smashing Pumpkins, Bjork e Grant Lee Buffalo foram escolhidos para certas cenas para destacar momentos raros de ternura emocional, enquanto canções de bandas como Hoobastank e The A prole são usadas como grandes momentos nostálgicos desde o início.

TRETA já é uma das séries mais bem avaliadas do ano e tanto Steven Yeun, quanto Ali Wong, possuem grandes chances de serem indicados às grandes premiações de série. É uma joia da Netflix que você precisa conhecer !

Confira outras dicas de série no site