Sexta-Feira 13 além de uma data é uma das franquias de terror do subgênero slasher mais importantes de todos os tempos. A chegada do icônico Jason Vorhees além de apresentar um grande assassino ainda marcou gerações.
Na data de hoje, veja 13 curiosidades que fazem parte de toda a magia dos longas do assassino da máscara de hóquei.
O mês de outubro é sempre cercado pelo Halloween/Dia dos Bruxas como o grande dia e Sean S. Cunningham queria uma data para chamar de sua, uma vez que John Carpenter eternizou o dia 31/10 com seu longa Halloween: A Noite do Terror dois anos antes, em 1978.
Por conta disso, Cunningham escolheu algo que tivesse algum sentido e então a Sexta-Feira 13 surgiu por conta de ser um dia do azar. Agora é a data em que Jason Vorhees trabalha firme para afiar o gume de sua faca.
Quando você pensa em Sexta-Feira 13, logo já vem a imagem de um homem com quase dois metros de altura, com uma roupa suja e um facão, certo?
Entretanto, não foi ele que começou a massacrar adolescentes cheios de tesão no Acampamento Crystal Lake, e sim, sua mãe, Pamela Vorhees (Betsy Palmer) que vingou o filho de forma torpe, matando quem profanasse o local do acidente de seu filho, Jason, que se afogou por conta da negligência de monitores.
O assassino brutal virou o cara da franquia a partir do segundo filme, uma vez que, após o estrondoso sucesso comercial, um grande estúdio adquiriu os direitos da franquia e decidiu colocar o rapaz como o frontman ao invés de sua mãe.
A ideia não caiu nada bem para Sean S. Cunningham, que abandonou o projeto e ficou apenas como produtor, o que o salvou de fazer uma das piores decisões de sua vida, já que Sexta-Feira 13 rendeu muito dinheiro .
Jason chegou e se tornou um dos grandes serial killers da cultura pop.