CRÍTICA | Herói de Sangue mostra um lado jamais visto da 1ª Guerra

Herói de Sangue ou Tirailleurs é um filme francês dirigido e escrito por Mathieu Vadepied e estrelado por Omar Sy (Lupin).

Um pai fica desesperado após seu filho ser obrigado a se alistar no exército francês aos 17 anos para lutar pelo país na Primeira Guerra Mundial. O homem acaba se alistando também e agora tenta de tudo para sobreviver e retirá-los dessa luta que não era deles.

Sinopse

Ultimamente tivemos filmens bons e ótimos sobre a Primeira Guerra Mundial, um dos confrontos mais sangrentos da história e que foi também um dos mais cruéis por conta das armas de destruição absurdas utilizadas nos confrontos.

Análise

Entretanto, muitas vezes vemos apenas o lado dos derrotados, como no excelente Nada de Novo no Front, ou dos “vencedores”, como 1917, mas em Heróis de Sangue, há a visão de quem não queria fazer parte disso e foi puxado para a batalha.

Em Heróis de Sangue, vemos os senegaleses sendo obrigados a lutar pelos franceses como uma colônia que defende os interesses do colonizador, o que traz um elemento narrativo inédito que traz uma reflexão interessantíssima sobre os “mocinhos” dos livros de história.

O roteiro de forma brilhante consegue abordar dois pontos de vista de soldados que estão no front.

Leia a crítica completa no link